domingo, 26 de setembro de 2010

GEORGE HARRISON - LIVE IN JAPAN

GIVE ME LOVE


Eric Clapton foi o melhor amigo que George Harrison teve na vida. E, Harrison, o melhor amigo que Clapton poderia desejar. Um “roubou” a mulher do outro e nem isso abalou a sagrada amizade. No começo dos anos 90, a vida de Clapton foi atormentada pela tragédia em duas ocasiões. No dia 27 de agosto de 1990 o guitarrista Stevie Ray Vaughan (que estava em turnê com Eric) e dois membros de sua equipe de apoio morreram em um acidente de helicóptero. No ano seguinte, em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo, morreu depois de cair da janela de um apartamento. Clapton mostrou ao mundo toda a sua dor em "Tears In Heaven". A gravação desta e de outras canções sobre Conor faziam parte do processo de cura que Clapton estava se submetendo.

GEORGE HARRISON – LIVE IN JAPAN
Produzido por Spike & Nelson Wilbury
DISC 1:
http://www.4shared.com/file/c5kfatBQ/GH_live_in_Japan_part_1_obaudo.html
DISC 2 :
http://www.4shared.com/file/RFU1fBNR/GH_live_in_Japan_part_2_obaudo.html

Outro item importante do processo foi voltar à estrada e enfrentar as platéias outra vez. Clapton precisava excursionar, mas naquele momento, precisava de alguma coisa para se manter em atividade e, para isso, procurou o amigo George Harrison.

Em numerosas ocasiões, durante o ano anterior, enquanto viajava pelo mundo, Clapton ouvira perguntas sobre Harrison, que saíra de uma quase aposentadoria com um álbum solo e seu trabalho com os Traveling Wilburys, mas que não excursionava há quize anos. As pessoas queriam ver Harrison no palco outra vez.

Clapton se identificou facilmente com esses sentimentos. Ele falara publicamente de seu desejo de trabalhar ao vivo com Harrison em 1974, e havia conversado com o ex-Beatle ao longo dos anos sobre a possibilidade de um show em conjunto, mas inutilmente. O medo de palco de Harrison era coisa antiga e sua última excursão fora um desastre. Mesmo assim, Clapton discutiu a idéia com Harrison argumentando que ele só precisava aparecer com sua guitarra e cantar. Clapton forneceria a banda de apoio, o equipamento e seu empresário cuidaria dos detalhes. Depois de concordar e mudar de idéia várias vezes, Harrison cedeu.


Uma série de treze shows foi marcada para o Japão, um dos locais favoritos de Clapton para excursionar e um lugar distante o suficiente do caminho habitual para dar a Harrison a chance de atuar sem a pressão esmagadora da imprensa que ele sentiria em outro lugar. “A coisa principal é fazer George se divertir”, respondeu Roger Forester a jornalistas que perguntavam sobre a turnê e a equipe de Clapton fez rodo o possível para que isso acontecesse.

Os shows, documentados no álbum duplo de Harrison, Live In Japan, foram maravilhosos. Soando confiante e animado, Harrison liderou Clapton e a banda por clássicos dos Beatles como Taxman, Something e Here Comes The Sun, junto com seleções de seu trabalho solo. As platéias japonesas ficaram entusiasmadas quando Harrison reviveu algumas favoritas como IF I Needded Someone e Old Brown Shoe – canções que nunca tocara ao vivo. Clapton se divertiu em seu papel de coadjuvante, impulsionando a música de Harrison com solos econômicos, mas bastante eficazes. A cada noite ele assumia o destaque sob os refletores para um punhado de suas próprias canções, mas nunca houve dúvida de que se tratava de um show de George Harrison. Como se podia prever, a casa vinha abaixo com While My Guitar Gently Weeps, para qual Clapton recompôs, quase nota por nota, o solo gravado por ele na canção dos Beatles. O público japonês devorou tudo. “É um prazer ouvir uma dupla de mestres extraindo tudo o que o outro tem de melhor”, escreveu um jornalista na crítica sobre Live In Japan – um sentimento bastante comum durante toda a excursão.

TAXMAN



Houve conversas sobre levar o show para a Europa e Estados Unidos, mas isso não aconteceria. Clapton estava com a sua turnê marcada e, para Harrison, depois dos shows mais do que satisfatórios no Japão, não havia tentação de recriar o ambiente circense de seus primeiros anos. As apresentações japonesas tinham sido tudo.
E para finalizar, Cloud 9. Espero que tenham gostado. Valeu! Abração! Hare Krishna!

CLOUD 9


4 comentários:

rodrigoalamobass disse...

Muito bom! lembro que na época do lançamento desse álbum eu morava em Brasília. Ganhei o poster do mesmo, edição de lançamento, através de uma rádio que eu costumava ouvir que transmitia um programa somente sobre os beatles, o locutor era o J.Jardim. Acho que o programa era "beatles revolution". Cara, como posso lhe enviar arquivos para postar aqui? tenho muita coisa boa tb.

Edu disse...

Estamos falando a mesma lingua, caro Rodrigo. Tbm ganhei o poster "pretão" e posso dizer que fui amigo do saudoso J. Jardim. Mande um e-mail para eduardobadfinger@gmail.com
Ok? Abração!!!

Alexandre Ribeiro disse...

Parabéns pela matéria, a mais completa sobre o álbum que achei em português.

Anônimo disse...

Links OFF, brother..