terça-feira, 21 de junho de 2011

GEORGE HARRISON - EXTRA TEXTURE

Extra Texture (Read All About It) é um álbum de George Harrison, que foi lançado no dia 09 de setembro de 1975. Após a criação da Dark Horse, Extra Texture (Read All About It) foi o último álbum de Harrison pelo seu contrato com a Apple Records (e também o último álbum de estúdio da Apple) e EMI, tudo pronto para embarcar em seu próprio selo, a Dark Horse Records. Inicialmente, o álbum foi distribuído pela A & M Records.
Uma vez que Harrison se permitiu um tempo necessário para descansar após os acontecimentos de 1974 e ocupou-se com outros projetos da Dark Horse, ele finalmente começou a gravar o seu álbum que era uma obrigação de contrato - a maior parte foi cortado na A & M Studios em Los Angeles, nos Verão de 1975. Entre os músicos que ele usou para gravar o Extra Texture (Read All About It) estavam Jim Keltner na bateria, Leon Russell no piano, e um jovem David Foster - então contratado da Dark Horse Records, com uma banda chamada Atitudes - que forneceu três arranjos de cordas e teclados. Os diferentes baixistas aparecem em quase todas as faixas, e incluem Klaus Voormann, Carl Radle, Paul Stallworth, Willie Weeks, e Harrison tocando baixo sintetizado no Arp.
Especialmente para o álbum, Harrison completou "You", uma canção que ele tinha a intenção de que Ronnie Spector gravasse, e que não foi além do que uma música sem vocais em 1971. Posteriormente, tornou-se um hit no Top 20 nos Estados Unidos, e alcançou # 38 no Reino Unido. "This Guitar (Can't Keep From Crying)"- uma continuação lírica de "While My Guitar Gently Weeps" - foi o último lançamento da Apple Records até que a gravadora fosse revivida na década de 1990, e também os Beatles. Como primeiro single "Ooh Baby (You Know That I Love You)" foi a primeira homenagen a Smokey Robinson.
Lançado com uma capa laranja de espessura e textura áspera (daí o título), Extra Texture (Read All About It) foi melhor recebido do que o álbum Dark Horse pela crítica, embora ela ainda era considerado um pouco abaixo do gosto do público em geral. Harrison viria a designar o álbum como seu pior. O álbum alcançou a posição # 8 nos Estados Unidos - o seu último álbum Top 10 lá por 12 anos - e foi ouro, alcançando # 16 no Reino Unido. Extra Texture (Read All About It) saiu em CD sem bonus no dia 27 de janeiro de 1992.
Faixas:
1."You" – 3:41
Faixa sem vocais em fevereiro de 1971 e destinados ao Ronnie Spector, terminou em 1975 para este álbum.
2."The Answer's At The End" – 5:32
Inspirado por umas palavras da parede escrito por Sir Frankie Crisp, o titular original do Friar Park, que Harrison adquiriu em 1970 e onde morou até sua morte em 2001.
3."This Guitar (Can't Keep From Crying)" – 4:11
Uma continuação da composição lírica de 1968, Harrison "While My Guitar Gently Weeps"
4."Ooh Baby (You Know That I Love You)"3:59
homenagem à Smokey Robinson
5."World of Stone" – 4:40
6."A Bit More of You" – 0:45
reprise da faixa "You" mas sem os vocais original de 1971
7."Can't Stop Thinking About You" – 4:30
8."Tired Of Midnight Blue" – 4:51
Originalmente intitulado "Midnight Blue ', mas mudou para evitar confusão com um hit de Melissa Manchester. Foi inspirado por sentimentos de frustração de George durante a longa doença de sua mãe e a morte subseqüente.
9."Grey Cloudy Lies" – 3:41
10."His Name Is Legs (Ladies And Gentlemen)" – 5:46
Características das palhaçadas vocal de "Legs" Larry Smith, um ex-membro da Bonzo Dog Doo Dah Band,banda que toca no filme dos Beatles "Magical Mystery Tour" na cena do strip tease.

Em um dos lados do encarte, aparece uma foto de George em tons de azul, e sobre ele a palavra "OHNOTHIMAGEN". Isso nada mais é que o próprio George brincando com ele mesmo: "Oh, not him again" - "Oh, não ele de novo!".

DOWNLOAD:


9 comentários:

Paulo Henrique disse...

Legal! Ei Edu, lembrando, nessa quinta dia 23 é o aniversário de Stuart Sutcliffe :) ele iria fazer 71 anos se tivesse vivo :(. Coitado, morreu com 21 anos e é um beatle esquecido :'(

João Carlos disse...

Apesar do elenco estelar este é um disco fraco.Soa carregado.Mas YOU (cuja letra mais parece um hai-kai)ser bem balançada e arranjada e de THIS GUITAR uma pérola.O resto...

Valdir Junior disse...

Apesar do proprio George não gostar desse disco acho ele muito bom !!!!!
é um dos meus preferidos , apesar de ser um pouco denso , traz boas canções que se não são hits foram feitas para serem apreciadas aos poucos e ao longo dos anos .

A Todos um Abraço e Hare !!!!!!

Leonardo Polaro disse...

Disco nota 7,0 . George chegou a fazer coisas piores posteriormente.
Convenhamos amigos beatlemaníacos, pois George teve uma carreira solo bem inconstante,não tendo nem de longe a assiduidade e brilho de sir Paul.
Mas all things must pass é o melhor solo beatle que conheço,e conheço todos !

Edu disse...

Pois é. Infelizmente para mim também é o momento mais fraco da carreira do nosso velho Harri. Ele estava amargando o fracasso da turnê pelos EUA, sofrendo (começando) os problemas na laringe, a total decadência da Apple, o rompimento definitivo dos Beatles nos tribunais, criando sua própria editora e muito, muito longe dos três melhores amigos, além do processo de divórcio de Pattie, que preferiu o velho Claptão. Apesar do belíssimo trabalho gráfico, o disco em si é muito ruim! Sorry, my friends. É a minha opinião! Há quem adore... eu mesmo tenho um amigo, Ivan - o cruel - que deve estar me amaldiçoando neste momento.

Edu disse...

Acho lamentável e até burro fazer comparações entre as carreiras solos. Abração a todos!

Leonardo Polaro disse...

Comparações inevitáveis, a vida é competitiva...

Alysson Vitorino disse...

Sem querer inflacionar o mercado, não gosto muito desse disco. Com todo respeito, você precisa ter até um pouco de boa vontade pra poder curtir...

Euler Eustaquio disse...

Para mim um dos melhores dele.se ve que atravessava uma má faze pessoal mas o disco e muito bom