quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

CAVERN CLUB - UM LUGAR PARA A HISTÓRIA


No dia 3 de agosto de 1963, os Beatles fizeram seu último show no Cavern Club depois de 291 apresentações. O bar havia aberto suas portas em janeiro de 1957, inicialmente recebendo apenas bandas de jazz. Depois, mudou para o blues e, finalmente, para os grupos do movimento merseybeat, do qual os Beatles faziam parte.
O Cavern Club, o mais famoso Pub do mundo, foi inaugurado no dia 16 de janeiro de 1957. Eternizado pelos Beatles, foi fundado por Alan Sytner, filho de um conhecido médico de Liverpool, o popular Dr. Joe Sytner.Apaixonado por Jazz e impressionado com um "Club " que visitara em Paris, o " Le Caveau Français ", Alan Sytner fundou em Liverpool, o " Cavern Jazz Club ". O nome obviamente foi influenciado pela casa da França. No 1º dia apresentaram-se Merseysippi Jazz Band e The Coney Island Skiffle Group. Paralelamente ao Jazz, Sytner promoveu noites de Skiffle no Cavern Club . O sucesso desse gênero musical no Cavern foi tal, que em 26 de junho de 1957 foi realizado um Festival com 20 grupos de Liverpool. Sendo os mais famosos, Joe Shannon, Smoke River, The Deltones e Calandonie, todos tinham a terminação de Skiffle Group. A moda espalhou-se pela cidade onde muitos grupos se formavam. No Cavern Club aonde a Merseysippi Jazz Band tocava semanalmente, e até Concursos de Miss aconteciam, Bandas de Skiffle tentavam se firmar. Numa Quarta- feira, dia 7 de Agosto aconteceu a primeira apresentação de uma banda desconhecida chamada The Quarrymen Skiflle Group, tendo a frente um desconhecido garoto chamado John Lennon. Nesse dia eles abriram os shows dos Deltonas e Dark Town Skiffle Groups. Em um sábado, 12 de outubro deste mesmo ano apresentou-se o grupo que mais apresentações fez no Cavern Club e tornou-se um dos preferidos: o Blue Genes Skiffle Group, mais tarde batizado como Swinging Blue Genes, devido ao modo com que dançavam durante os shows , e finalmente Swinging Blue Jeans ao firmar contrato com um patrocinador que vendia Jeans, a fábrica Lybro. Bem menos famoso o Quarrymen Skiffle Group voltaria a se apresentar no dia 24 de Janeiro de 1958, uma sexta-feira já com um novo componente também desconhecido chamado Paul McCartney.
Depois disso os Blue Jeans reinaram durante 58 e 59. Num domingo 17 de Janeiro de 1960 aconteceu a primeira apresentação da banda Rory Storm & the Hurricanes com um baterista chamado Ringo Star. Isso não conseguiu abalar o prestígio dos Blue Jeans que só foram encontrar um oponente de verdade no dia 16 de Novembro com a 1ª apresentação de uma Banda nova: Gerry & the Pacemakers.A partir daí uma nova fase começava, grupos como Gerry & The Pacemakers, Remo Four, The Shadows, dividiam com o Blue Jeans o coração das fans. No dia 21 de fevereiro de 61, terça-feira, apresentou pela 1ª vez a Banda "The Beatles" com George Harrison na guitarra. Nesse dia Stuart Sutcliffe somente apareceu na platéia do Cavern Club. Na bateria Pete Best.1961 foi um ano ótimo para Liverpool e o Cavern. Novas bandas apareciam, prenunciando novos e maravilhosos tempos. Gente como Searchers, Kingsize Taylor & the Dominoes, The Strangers, revezavam-se nos Shows aonde agora Gerry & The Pacemakers e The Beatles mereciam a preferência do público. No dia 9 de novembro receberam a visita daquele que iria mudar a vida da banda: Brian Epstein viu os Beatles em ação se apaixonou e começou a trabalhar.
Em 1962 a fama do Cavern crescia, Blue Jeans, Gerry e Beatles tocavam quase que diáriamente. Novos grupos apareciam : The Denisons, The Merseybeatles, the Dakotas, Billy Kramer & The Coasters, Freddie & The Dreamers, The Fourmost. Este foi o ano fundamental para os Beatles. Assinaram com Brian Epstein, e no dia 15 de agosto fizeram seu último show com Pete Best na bateria. No dia 22 de setembro aconteceu a primeira apresentação com Ringo Starr já como Beatle. Sendo o 1º show filmado no Cavern.

Pete Best se apresentou tocando com um grupo chamado Lee Curtis & The All Star no dia 18 de setembro antes de entrar em profunda depressão. Em 1963 com os Beatles já conquistando o mundo, novas bandas começaram a ter seu lugar, como The Hollies, Wayne Fontana, The AnimalsO Cavern foi ficando ficando cada dia mais famoso e conhecido e grupos de fora passaram a ir à Liverpool para tocar lá como The Rolling Stones e The Riot Squad (com John Lord no teclado e Mitch Mitchell na bateria).
No dia 3 de agosto, um sábado, os Beatles fizeram a sua última apresentação no Cavern Club. Os dois 1 º sócios do Cavern que comprassem tickets para o evento ganhariam cópias do disco Twist and Shout, autografado. Foi a maior confusão. Em 1964 e 66 foi a vez dos Herman Hermits, The Four Pennies, The Yardbirds, direto de Londres, com Eric Clapton, The Kinks, The Hoochie Coochie Men, com Rod Stweart no vocal, The Rolling Stones e The Moody Blues.
O Cavern passou a apresentar até 5 bandas num só dia, mas o sonho estava acabando. Em 1966, espalhou-se a notícia que que o Cavern Club estava incrivelmente endividado e poderia fechar suas portas. Imediatamente várias bandas locais se uniram para arrecadar fundo para salvar o velho templo. Infelizmente o dinheiro arrecadado não foi suficiente e o Cavern Club encerrou suas atividades em 28 de fevereiro de 1966. Depois de fechado, o clube despertou o interesse de vários empresários e foi comprado por Joe Davey reabrindo suas portas em 23 de junho de 1966. Mas a magia já havia acabado. O clube foi fechado definitivamente em março de 73 e foi demolido em maio para a construção do circuito ferroviário Merseyrail. No dia 26 de abril de 1984 foi anunciada a abertura de um “novo” Cavern Club. Mais de 15.000 dos tijolos do antigo Cavern foram guardados, restaurados e usados na reconstrução dos arcos e abôbodas quase nas mesmas dimensões do original. De forma que a famosa casa onde os Beatles começaram continua a existir até hoje e é um dos pontos turísticos mais visitados da Inglaterra. Em 14 de dezembro de 1999, Sir Paul McCartney voltou ao seu palco para fazer seu último show daquele ano na divulgação do álbum Run Devil Run.

Desde então, O Cavern Club vem funcionando normalmente, e todos os anos nele são realizados durante no mês de agosto, shows em homenagem aos Beatles, os Reis do Cavern. Durante a Beatleweek, apresentam-se Bandas de todos os lugares do Planeta.

2 comentários:

João Carlos disse...

No início não pareci que se tornaria o templo histórico que se tornou.

Valdir Junior disse...

O "Inferninho" que deu certo e virou templo do Rock and Roll.