sexta-feira, 7 de abril de 2017

GEORGE HARRISON & FRIENDS AT ALBERT HALL


Em 6 de abril de 1992, George Harrison surpreendeu os fãs pacientes com seu primeiro show solo no Reino Unido desde que deixou os Beatles. Seria seu último show de longa-metragem. A aversão de Harrison ao desempenho ao vivo há muito tempo se tornou conhecimento comum. Os Beatles deixaram de fazer turnês em parte devido à sua crescente incapacidade de competir com o ruído de multidão, e a única tentativa de Harrison em uma excursão solo pós-Fab Four terminou em frustração em 1974. E assim passou a maior parte dos anos 80. No final da década que ele ressurgiu com seu álbum hit Cloud Nine e o primeiro lançamento dos Traveling Wilburys, mas nenhum registro levou a uma turnê completa de Harrison. Assim foi até o final de 1991, quando, seduzido por seu velho amigo Eric Clapton, ele finalmente voltou à estrada - e mesmo assim, ele só se apresentou no Japão. Claramente, sem uma verdadeira motivação para voltar aos palcos, George precisava de um empurrão para levá-lo de volta à frente de um público ao vivo - e isso ocorreu através do Natural Law Party, um grupo político fundado sobre os princípios da meditação transcendental cuja afiliação Com o Maharishi Mahesh Yogi atraiu o apoio de Harrison. Com as eleições gerais britânicas iminentes no dia 9 de abril, ele procurou divulgar o jovem partido da melhor maneira que ele sabia. "Eu quero uma mudança total e não apenas uma escolha entre esquerda e direita", disse Harrison no comunicado de imprensa anunciando o show. "O sistema que temos agora é obsoleto e não está cumprindo as necessidades das pessoas. Os tempos mudaram e precisamos de uma nova abordagem. ... o Partido da Lei Natural está transformando esta eleição em uma maravilhosa celebração nacional e estou com eles por todo o caminho".Imagem relacionada
Para completar o projeto de lei, Harrison alistou Joe Walsh e Gary Moore para abrir o show - mas era realmente ele que a multidão estava lá para ver. A casa quase cái abaixo quando ele apareceu no palco para começar o show. Como ele admitiu mais tarde, a recepção calorosa da platéia o surpreendeu. "Durante anos eu sempre tratei a imprensa mal-humorado e desagradável, e eu tinha construído esta impressão de que os britânicos não gostavam nem de mim e nem minha música", admitiu Harrison. "Quando eu pisei no Royal Albert Hall, foi inacreditável. Eu não conseguia controlar - o público estava tão feliz. Foi o zumbido mais incrível que ouvi." Infelizmente para os fãs, a música da noite de alta não levou a uma efusão de novas performances ou álbuns de Harrison. Ele ressurgira no palco um punhado de vezes durante a próxima década, mas o show de Albert Hall foi seu último show completo; Quando o seu próximo álbum, Brainwashed de 2002, chegou às lojas, ele já havia feito a passagem. Hare, Harri!

Um comentário:

Valdir Junior disse...

Na época, num mundo sem internet, só fiquei sabendo desse show três anos depois, na revista Revolution do Marco Antonio Mallagoli. Até hoje só vi uns pedacinhos, mal gravados em VHS.
Uma lastima que a família do George, não coloque esse show, e os do Japão, num DVD. Mas talvez eles façam isso num futuro colocando em uma box caríssimo para poucos. E depois o povo reclama da pirataria e dos bootlegs.