Let it be, foi o penúltimo álbum gravado e o ultimo lançado pelos Beatles. Este álbum contém muitos clássicos (incluindo a faixa título). O lançamento do disco, foi logo após a separação “oficial” do grupo, em 1970.
Em Novembro de 1968 Os Beatles estavam quase entrando em colapso. Apesar do Álbum Branco estar sendo considerado um dos melhores discos do grupo, o clima de tensão das gravações geraram desavenças. John Lennon estava mais interessado com sua 'new life' com Yoko Ono e seus álbuns experimentais, George Harrison também começou a embarcar na onda de discos solo, Ringo decidiu se aventurar a fazer cinema. Só Paul McCartney ainda tinha o sonho de manter o grupo unido, e numa tentativa desesperada da façanha, teve a idéia do projeto 'Get Back'.
Na verdade, 'Let it Be' nasceu com o título de Get Back, que além do nome da música, mostraria os Beatles como eles eram mesmo: gravando sem a ajuda de overdubs, efeitos de estúdio e orquestras contratadas - Exatamente o contrário do que foram seus últimos álbuns.A idéia era filmar o dia a dia da banda nos ensaios do que seria um ou dos shows ao vivo, em um parque ou num barco. O filme seria transmitido pela tv e teria o nome de 'Get Back'.
A falta de direção e o desinteresse geral logo fez o projeto mudar de rumo. O que seria a idéia de mostrar os Beatles voltando as origens, deu lugar a um documentário de como os Beatles se separaram. John Lennon odiou a idéia de ter que estar num estúdio frio às 8 da manhã e se mostrar alegre e pronto para ensaiar e compor. George não aguentou mais o domínio de Paul na banda e chegou a abandonar o grupo para retornar uma semana depois. Ringo estava lá, atrás da bateria, mas nada animado. Só Paul tinha a idéia de manter o projeto vivo. A presença constante de Yoko Ono era insuportável!
As gravações começaram em Janeiro de 1969 no Twickenham Film Studios na primeira das 3 semanas de filmagem, mas logo se mudaram para os Estúdios da Apple, onde ganhariam o reforço de Billy Preston nos teclados (trazido por George para amainar os ânimos). Em 30 de Janeiro fizeram o famoso concerto, que se resumiu a subirem no telhado do prédio da Apple e tocarem algumas músicas para quem estivesse passando pela rua.
Em fevereiro o técnico de som Glyn Johns trabalhou nas fitas e apresentou o projeto do que seria o disco 'Get Back', mas foi rejeitado. Logo depois, desistiram de vez da idéia de lançar o que achavam ser uma porcaria e engavetaram o projeto. Para consertar o erro, ainda gravaram o que seria o último LP e canto de cisne dos Beatles: 'Abbey Road', e logo após John Lennon saiu definitivamente do grupo.
Paul, George e Ringo ainda trabalhariam juntos em janeiro de 1970, mas foi em março do mesmo ano que o então famoso produtor Phil Spector entrou em cena. Após uma intensiva semana de remixagens, ele apresentou o reformulado e entitulado álbum 'Let it Be'.
Totalmente diferente da proposta original, o disco veio como uma salada. Continha as gravações do estúdio da Apple, as gravaçoes de 1970, o show do teto da Apple e uma remixagem de uma música antiga de John, além de alguns comentários do filme. Para horror de Paul McCartney, algumas tiveram a rotação alterada, foram editadas na sua duração e o pior... sua canção 'The Long and Winding Road' recebeu arranjo de orquestra, sem seu consentimento e aprovação. Estranhamente, 'Don´t Let Me Down',um música de John gravada nas sessões não foi incluída no disco, mas lançada em single quase um ano antes com 'Get Back' do outro lado.
O disco originalmente foi lançado em uma caixa contendo ainda um livro com várias fotos do, mas logo foi substituido pela versão normal. Em junho alcançou o 1º lugar, onde ficou por 3 semanas.
Fonte: Get Back Beatles - http://www.getback.com.br/
Em Novembro de 1968 Os Beatles estavam quase entrando em colapso. Apesar do Álbum Branco estar sendo considerado um dos melhores discos do grupo, o clima de tensão das gravações geraram desavenças. John Lennon estava mais interessado com sua 'new life' com Yoko Ono e seus álbuns experimentais, George Harrison também começou a embarcar na onda de discos solo, Ringo decidiu se aventurar a fazer cinema. Só Paul McCartney ainda tinha o sonho de manter o grupo unido, e numa tentativa desesperada da façanha, teve a idéia do projeto 'Get Back'.
Na verdade, 'Let it Be' nasceu com o título de Get Back, que além do nome da música, mostraria os Beatles como eles eram mesmo: gravando sem a ajuda de overdubs, efeitos de estúdio e orquestras contratadas - Exatamente o contrário do que foram seus últimos álbuns.A idéia era filmar o dia a dia da banda nos ensaios do que seria um ou dos shows ao vivo, em um parque ou num barco. O filme seria transmitido pela tv e teria o nome de 'Get Back'.
A falta de direção e o desinteresse geral logo fez o projeto mudar de rumo. O que seria a idéia de mostrar os Beatles voltando as origens, deu lugar a um documentário de como os Beatles se separaram. John Lennon odiou a idéia de ter que estar num estúdio frio às 8 da manhã e se mostrar alegre e pronto para ensaiar e compor. George não aguentou mais o domínio de Paul na banda e chegou a abandonar o grupo para retornar uma semana depois. Ringo estava lá, atrás da bateria, mas nada animado. Só Paul tinha a idéia de manter o projeto vivo. A presença constante de Yoko Ono era insuportável!
As gravações começaram em Janeiro de 1969 no Twickenham Film Studios na primeira das 3 semanas de filmagem, mas logo se mudaram para os Estúdios da Apple, onde ganhariam o reforço de Billy Preston nos teclados (trazido por George para amainar os ânimos). Em 30 de Janeiro fizeram o famoso concerto, que se resumiu a subirem no telhado do prédio da Apple e tocarem algumas músicas para quem estivesse passando pela rua.
Em fevereiro o técnico de som Glyn Johns trabalhou nas fitas e apresentou o projeto do que seria o disco 'Get Back', mas foi rejeitado. Logo depois, desistiram de vez da idéia de lançar o que achavam ser uma porcaria e engavetaram o projeto. Para consertar o erro, ainda gravaram o que seria o último LP e canto de cisne dos Beatles: 'Abbey Road', e logo após John Lennon saiu definitivamente do grupo.
Paul, George e Ringo ainda trabalhariam juntos em janeiro de 1970, mas foi em março do mesmo ano que o então famoso produtor Phil Spector entrou em cena. Após uma intensiva semana de remixagens, ele apresentou o reformulado e entitulado álbum 'Let it Be'.
Totalmente diferente da proposta original, o disco veio como uma salada. Continha as gravações do estúdio da Apple, as gravaçoes de 1970, o show do teto da Apple e uma remixagem de uma música antiga de John, além de alguns comentários do filme. Para horror de Paul McCartney, algumas tiveram a rotação alterada, foram editadas na sua duração e o pior... sua canção 'The Long and Winding Road' recebeu arranjo de orquestra, sem seu consentimento e aprovação. Estranhamente, 'Don´t Let Me Down',um música de John gravada nas sessões não foi incluída no disco, mas lançada em single quase um ano antes com 'Get Back' do outro lado.
O disco originalmente foi lançado em uma caixa contendo ainda um livro com várias fotos do, mas logo foi substituido pela versão normal. Em junho alcançou o 1º lugar, onde ficou por 3 semanas.
Fonte: Get Back Beatles - http://www.getback.com.br/
TWO OF US (Lennon & McCartney) Escrita por Paul, talvez seja um adeus a sua parceria com John Lennon. Paul canta e toca violão, e John divide os vocais com ele. Nâo existe contrabaixo na música, o que se houve é George Harrison fazendo uma linha harmônica nas cordas graves da Guitarra.
DIG A PONY (Lennon & McCartney) Composta por John, teve alguns compassos editados da versão original. Tirado do concerto do Telhado da Apple, tem a participação de Billy Preston no piano elétrico.
ACROSS THE UNIVERSE (Lennon & McCartney) Ao contrário do que se pensa, essa música não foi gravada para o disco Let it Be. Trata-se de uma remixagem da mesma canção de 1968. Phil Spector apenas alterou a rotação, excluiu os vocais de fundo e colocou uma orquestra. A versão original se encontra no disco 'Past Masters 2'. É uma das melhores canções de John Lennon.
I ME MINE (Harrison) A última música a ser gravada pelos Beatles, mas já sem John Lennon. George canta e Paul faz segunda voz. Phil Spector alterou a duração da música, deixando-a com um verso a mais.
DIG IT (Lennon/McCartney/Harrison/Starkey) Uma brincadeira de estúdio que acabou virando música. A versão original continha 5 minutos de duração e tinha Paul e George cantando versos diferentes. Para o disco, ela foi resumida a 48 segundos, só com o vocal de John.
LET IT BE (Lennon & McCartney) Um dos maiores sucessos de Paul McCartney, com uma letra prá lá de espiritual. Paul toca piano e canta. John toca baixo e junto com George faz o coro. Billy Preston toca órgão e Phil Spector colocou alguns sopros na mixagem. A versão do disco difere da versão lançada em single, que é de George Martin.
MAGGIE MAE (arr. Lennon/McCartney/Harrison/Starkey) Uma música tradicional de Liverpool e a 1ª não composição dos Beatles a ser incluída em um álbum desde Bad Boy, de 1965. John canta e Paul faz 2ª voz.
I´VE GOT A FEELING (Lennon & McCartney) Uma junção de uma música de Paul com uma balada de John. Paul compõs a primeira parte (I´ve Got a Feeling) e John a 2ª (Everybody had a Hard Year), que faz o contracanto. Tocada durante o show do telhado da Apple, foi a última música que contém parceiria de John Lennon e Paul McCartney.
ONE AFTER 909 (Lennon & McCartney) Composta em 1959 por John e Paul, foi gravada em 1963 durante as sessões de 'From Me To You', mas não foi lançada. John canta com Paul. Billy Preston toca piano. Também tocada no telhado da Apple, mas esta versão é de estúdio.
THE LONG AND WINDING ROAD (Lennon & McCartney) Outro megasucesso de Paul McCartney. O que seria uma simples balada com piano, baixo, bateria e órgão, transformou-se numa super produção nas mãos de Phil Spector. Uma orquestra completa, com violinos, sopros, harpa e um coro feminino foi incluído na mixagem, para desgosto total de Paul McCartney.
FOR YOU BLUE (Harrison) Música de George, que canta e toca violão, Paul no piano, Ringo bateria e John com uma guitarra havaiana.
GET BACK (Lennon & McCartney) Uma versão menor e diferente da versão original, já lançada em single. Esta música finaliza o filme Let it Be, e também o disco. Paul canta e John no final agradece o público, e no discurso, diz que 'espera que tenham passado no teste'... e como não??? A versão original se encontra no disco 'Past Masters 2'.
Para fazer o DOWNLOAD do discão, clique no link:
http://rapidshare.com/files/338686672/LET_IT_BE_2009_REMASTERED_obaudoedu.blogspot.com.rar.html
DIG A PONY (Lennon & McCartney) Composta por John, teve alguns compassos editados da versão original. Tirado do concerto do Telhado da Apple, tem a participação de Billy Preston no piano elétrico.
ACROSS THE UNIVERSE (Lennon & McCartney) Ao contrário do que se pensa, essa música não foi gravada para o disco Let it Be. Trata-se de uma remixagem da mesma canção de 1968. Phil Spector apenas alterou a rotação, excluiu os vocais de fundo e colocou uma orquestra. A versão original se encontra no disco 'Past Masters 2'. É uma das melhores canções de John Lennon.
I ME MINE (Harrison) A última música a ser gravada pelos Beatles, mas já sem John Lennon. George canta e Paul faz segunda voz. Phil Spector alterou a duração da música, deixando-a com um verso a mais.
DIG IT (Lennon/McCartney/Harrison/Starkey) Uma brincadeira de estúdio que acabou virando música. A versão original continha 5 minutos de duração e tinha Paul e George cantando versos diferentes. Para o disco, ela foi resumida a 48 segundos, só com o vocal de John.
LET IT BE (Lennon & McCartney) Um dos maiores sucessos de Paul McCartney, com uma letra prá lá de espiritual. Paul toca piano e canta. John toca baixo e junto com George faz o coro. Billy Preston toca órgão e Phil Spector colocou alguns sopros na mixagem. A versão do disco difere da versão lançada em single, que é de George Martin.
MAGGIE MAE (arr. Lennon/McCartney/Harrison/Starkey) Uma música tradicional de Liverpool e a 1ª não composição dos Beatles a ser incluída em um álbum desde Bad Boy, de 1965. John canta e Paul faz 2ª voz.
I´VE GOT A FEELING (Lennon & McCartney) Uma junção de uma música de Paul com uma balada de John. Paul compõs a primeira parte (I´ve Got a Feeling) e John a 2ª (Everybody had a Hard Year), que faz o contracanto. Tocada durante o show do telhado da Apple, foi a última música que contém parceiria de John Lennon e Paul McCartney.
ONE AFTER 909 (Lennon & McCartney) Composta em 1959 por John e Paul, foi gravada em 1963 durante as sessões de 'From Me To You', mas não foi lançada. John canta com Paul. Billy Preston toca piano. Também tocada no telhado da Apple, mas esta versão é de estúdio.
THE LONG AND WINDING ROAD (Lennon & McCartney) Outro megasucesso de Paul McCartney. O que seria uma simples balada com piano, baixo, bateria e órgão, transformou-se numa super produção nas mãos de Phil Spector. Uma orquestra completa, com violinos, sopros, harpa e um coro feminino foi incluído na mixagem, para desgosto total de Paul McCartney.
FOR YOU BLUE (Harrison) Música de George, que canta e toca violão, Paul no piano, Ringo bateria e John com uma guitarra havaiana.
GET BACK (Lennon & McCartney) Uma versão menor e diferente da versão original, já lançada em single. Esta música finaliza o filme Let it Be, e também o disco. Paul canta e John no final agradece o público, e no discurso, diz que 'espera que tenham passado no teste'... e como não??? A versão original se encontra no disco 'Past Masters 2'.
Para fazer o DOWNLOAD do discão, clique no link:
http://rapidshare.com/files/338686672/LET_IT_BE_2009_REMASTERED_obaudoedu.blogspot.com.rar.html
Aqui você assiste ao mini documentário que acompanha o álbum remasterizado
8 comentários:
Esse é o pior disco dos beatles. Péssimo!
I,Hay,hay... DIG A PONY! You never know, My friend!
Este disco é maravilhoso!!!
Todas as faixas são de uma qualidade musical incrível.
Isso é Beatles de verdade!
O link não funfa mais, mas o texto fez valer a pena ter vindo até aqui!;)
OLÁ EDU !
Nos anos 70 eu tive aquela Revista da VIGU(Violão e Gitarra) especial dos Beatles(que tem a imitação da Capa do Sgt.Peppers)comprei ela em uma Banca de Revistas.Em Barsinhos já fiz pequenos COVERs dos Beatles(Vóz e Violão)(para mim os melhores trabalhos são o WHITE ALBUM/LET IT BE/ABBEY ROAD/HELP) .Em breve lhe enviarei alguns Audios de algumas musicas dos Beatles que interpreto (peso que compare o NIVÉL das minhas interpretações com as interpretações de outros COVER que voce já escutou aqui no Brasil)vou gravar em meu HOME STUDIO(não vou fazer alterações Técnicas de Studio na vóz, para que voce tenha uma noção real) . Lembro que voce ofereceu uma recompensa para quem lhe enviasse um exemplar daquela Revista ...lembro que um Cara lhe prometeu um exemplar dela sem que voce precisasse pagar...ÊLE CUMPRIU ?
Cumpriu sim e tornou-se meu amigo. Valeu. Abração!
Eu tenho 14 anos e já amo muito os beatles cresci ouvindo eles tenho alguns álbuns e fotos deles no meu quarto eu realmente amo os beatles
Cara, era isso ! Deu no que deu e foi genial.
Postar um comentário