quinta-feira, 2 de setembro de 2010

THE BEATLES - ACROSS THE UNIVERSE

“Across The Universe”, é a canção mais antiga do álbum LET IT BE, foi gravada em fevereiro de 1968 e chegou ao público pela primeira vez em um álbum beneficente para o WWF (World Wildlife Fund) em dezembro de 1969: “No One's Gonna Change Our World”. As bases de Across The Universe foram gravadas em 4 de fevereiro, John Lennon não ficou satisfeito e tentou por vários takes seguidos. Paul McCartney o convenceu a chamar duas fãs para fazerem backing: a brasileira Lizzie Bravo e Gayleen Pease, que passavam dias acampadas na porta do estúdio para para ver os Beatles, falar com eles e tirar fotos. Mas essa é outra história.

Across The Universe foi mixada em mono e colocada de lado enquanto o grupo lançou como single as canções "Lady Madonna" e "The Inner Light". Depois do retorno à Índia, o grupo resolveu gravar algumas canções compostas lá e "Across the Universe" permaneceu engavetada. Spike Milligan ouviu e sugeriu que ela fosse lançada como parte do álbum que ele estava organizando pela World Wide Fund for Nature. Os Beatles concordaram com a proposta e a canção foi mixada em estéreo pela primeira vez por George Martin. Para o álbum da 'wildlife' foi acrescentado efeitos sonoros de pássaros no início e no final da canção. Depois de acrescentados os efeitos, foi acelerada de forma que mesmo com os sons dos pássaros continuasse quase com o mesmo tempo. Para o álbum LET IT BE, Glyn Johns remixou-a dando um tratamento acústico e corrigindo a velocidade.

Não importa de qual forma: se é mono, se é estéreo, se é mais longa, se é mais curta. O que importa, para mim, é que é uma das minhas músicas preferidas dos Beatles. “Mais um original de Lennon & McCartney”. Claro que não poderia terminar esta postagem de outra forma:

THE BEATLES – ACROSS THE UNIVERSE!



O ábum "No One's Gonna Change Our World" é um disco bacana. Inofensivo... está fora de catálogo há muitos, muitos anos. O LP original, hoje em dia é uma raridade e ítem de colecionadores. Vale uma fortuna! Eu não tenho o bichão. Tenho um CDzinho que comprei num sebo pelo preço de banana que o dono - um velho gordão - fez na hora. Tipo 5 real. E é ele que está aqui. No nosso blog preferido, mais legal e mais bonito da internet: O Baú dos Beatles e da Cultura Pop!

No One's Gonna Change Our World - DOWNLOAD
http://www.4shared.com/file/qem9j94m/1969_-_No_Ones_Gonna_Change_Ou.html

THE SONGS:
01. The Beatles - Across The Universe (3:44)
02. Cilla Black - What The World Needs Now Is Love (3:06)
03. Rolf Harris - Cuddly Old Koala (1:32)
04. The Hollies - Wings (2:56)
05. Spike Milligan - Ning Nang Nong (1:31)
06. Spike Milligan - The Python (1:29)
07. The Bee Gees - Marley Purt Drive (4:22)
08. Lulu - I'm A Tiger (2:47)
09. Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich - Bend It (2:29)
10. Cliff Richard & The Shadows - In The Country (2:42)
11. Bruce Forsyth - When I See An Elephant Fly (2:52)
12. Harry Secombe - Land Of My Fathers (2:40)

2 comentários:

João Carlos disse...

Essa cena do Let It Be sempre me deixou curioso.Lennon canta a canção deixando a impressão de que é a primeira vez.Como se estivesse mostrando aos demais.Nota-se que Paul entra aos poucos com o baixo e Ringo também.Talvez estivessem tentando um arranjo com banda,mais eletrico.No entanto como se soube há várias versões bem anteriores.

Lizzie Bravo disse...

Muito obrigada por postar esse disco, Edu! Eu não tenho mais vitrola (sou velha mesmo, chamo toca-discos de vitrola...) e fiquei curiosa pra ouvir de novo as outras músicas. Fui a Londres em outubro a convite da BBC, gravaram uma entrevista com Gayleen e eu - a primeira em 42 anos! Um amigo colocou no Youtube. Parabéns pelo blog!