
“Minha Fama de Mau” conta como o menino criado pela mãe, superou todas as limitações e o preconceito da Zona Sul carioca, consagrando-se, junto ao amigo Roberto Carlos, como o porta-voz sentimental de milhões de pessoas. Não só um ícone da MPB, Erasmo é também, como diz a letra de Amigo, uma pessoa doce, engraçada e generosa. Um artista deliciosamente humano que, através de suas memórias, conta as dificuldades e alegrias da juventude marcada pelo fenômeno da Jovem Guarda e da fama tão inesperada como explosiva. No começo de tudo, era quase impossível prever que tanto sucesso chegaria. De estoquista de loja de sutiãs a carregador de tijolos refratários, Erasmo fez de tudo até alcançá-lo – experiências frustradas que o convenceriam de que seu destino definitivamente era trabalhar com música. O primeiro passo era pensar no nome artístico: “Sempre achei o nome Erasmo, sozinho, de uma pobreza enorme, artisticamente falando. Não me sentia confortável ao ser anunciado nas quermesses. Resolvi então assumir meu nome completo e ficou pior”, conta ele, que, na falta de um segundo nome forte para um cartão de visitas, foi buscar inspiração num almanaque que destacava a energia ímpar atribuída ao nome Carlos pelos mestres do ocultismo. Cada letra que compõe o nome é na verdade a inicial de uma representação da nobreza: “C” de Cristo, rei dos judeus; “A” de águia, rainha das aves; “R” de rosa, rainha das flores; “L” de leão, rei dos animais; “O” de ouro, rei dos metais; e “S” de Sol, rei dos astros. “Erasmo Carlos. Esse era eu.”

Quando terminei, voltei lá na banca e comprei o outro exemplar para presentear meu irmão, o tremendão Adelmar! Valeu, Abração!
5 comentários:
Vou procurar aqui em Recife.Quanto à essa história do Carlos sei não.Desconfio.Eu que o diga.
Excelente narrativa Edu, como sempre,.. e de fato o Erasmo é uma grande pessoa e, eu acho, pouquissimo reconhecida.
Abraços
Jonas
Esse blog é muito legal. Passei o final de semana inteiro lendo sobre Beatles (na verdade acabei lendo sobre vários outros temas e assuntos aqui abordados). Foi um negócio de louco, acho que li o blog quase inteiro em dois dias. abração
Obrigado, Fernando. Espero que continue frequentando, deixe seus comments, envie para os amigos e cadastre-se (enviando um e-mail com nome e endereço completo) para poder participar das promoções!
Abração a todos!
Postar um comentário