quarta-feira, 2 de março de 2011

JEFF HEALEY - O HOMEM QUE VIU A LUZ ★★★★★★★★


The Jeff Healey Band foi uma banda canadense, que levava o nome do dono, o incomparável Jeff Healey. O garoto prodígio nasceu em 25 de março de 1966, em Toronto, Ontário, Canadá e com menos de um ano de idade perdeu a visão com uma rara espécie de câncer. Ganhou de presente sua primeira guitarra em um natal também muito jovem; adaptou a guitarra à sua maneira de tocar, que se tornou uma característica própria comumente chamada de "lap-top" (onde ele toca com a guitarra no colo, de forma que envolve todos os dedos para tocar o instrumento, apoiando-a em uma plataforma especial, ou nas pernas). Com seis anos, já estava quase pronto. Já tocava fluentemente e cantava. Adolescente se apresentava em bares e clubes, e aprendia ouvindo os grandes guitarristas. Jeff Healey antes de se fixar no Blues tocou de tudo um pouco, Jazz, Country, Reggae, Heavy Metal, R&B, Rock e enfim Blues. Em uma escola especial para cegos tocou guitarra e trumpete, e organizou um grupo chamado Blues DirectionsEm 1985 lançou um vídeo independente chamado Adrianna. No mesmo ano, um amigo, o lendário guiitarrista Albert Collins o convenceu a subir ao palco com ele e Stevie Ray Vaughan por algumas semanas. O jovem, loiro e cego, impressionou Stevie Ray, que passou a ser um grande amigo do menino prodígio. Ainda en 1985, formou The Jeff Healey Band junto com Joe Rockman no baixo e Tom Stephen na bateria. Healey estava com 19 anos. Em 1986 ao tocar em um festival em Vancouver com B.B.King, deixou o mestre e sua "Lucille" boquiabertos. Fizeram tour pelo Canadá por dois anos, lançando uma espécie de demo, antes de se filiarem a Arista Records & BMG Music Canadá Inc.

Seu álbum de estreia foi o "See The Light", já atraia devotados fãs de blues, com notoriedade para as músicas "Angels Eyes" e "Confidence Man". Nessa mesma época Jeff Healey e banda participaram de um filme que lhe deu uma boa projeção internacional: Road House (Matador de Aluguel, com Patrick Swaize), onde tocava com sua guitarra em um bar.
Em 1990 seu segundo álbum, "Hell to Pay", trazia nada mais, nada menos que George Harrison tocando com Healey na faixa cover dos Beatles "While My Guitar Gently Weeps" e também Mark Knopfler (Dire Straits) tocando em “I Think I Love You Too Much”, um grande sucesso. Hell To Pay é considerado por muitos fãs, como sendo o melhor álbum do grupo.

"Fell This", o terceiro, infelizmente não teve o retorno esperado. "Cover To Cover", o álbum seguinte, traz covers de diversos artistas, entre eles Jimi Hendrix e John Lennon, segundo a banda o álbum foi uma "expectativa de recuperarem as raízes". A interpretação de Healey para "YER BLUES" dos Beatles, é simplesmente de arrepiar. Em 2000, foi lançado "Get Me Some", em que o guitarrista, depois de 5 anos de dor, resolveu falar sobre ela novamente. Um pouco de Pop, um pouco de Rock e um pouco de Blues, é essa a essência de "Get Me Some". Destaque para as músicas: "Macon Geórgia Blues", "Runaway Heart", "Feel Better" e "The Damage Is Done". Jeff Healey morreu no dia 2 de março de 2008 com apenas 41 anos.

7 comentários:

João Carlos disse...

Eita! Eu era fã do cara.A primeira vez que ouvi foi com WHILE... e tenho o de Covers.Soube que ele morreu numa pequena nota de jornal/revista e nem lembro como.Não imaginava que fosse tão jovem e que fosse cego.Bela matéria EDU.Fiquei triste todavia, mas como já cantava aquele outro "toda verdade deve ser falada".

Valdir Junior disse...

Esse Cara tocava demais !!!!
É uma pena um cara assim morrer tão cedo !
Este disco Cover to Cover é bom pra caramba ,ali ele toca tambem Badge uma musica de George Harrison e Eric Clapton na época do Cream !!!!
vale correr atras do disco.

Edu meu caro mais uma vez VALEU !!!

Um Abraço e Hare Krishna !!!

ANA C. disse...

Não dá prá colocar os links pra download? Bjão!

Edu disse...

Não. Bjão!

João Carlos disse...

EDU,e um download tipo Best Of...do Baú com o Jeff Healey ?

Marco disse...

O pior cego é aquele que não quer ouvir.

KRÜGER disse...

Se o cara já tocava pácarai assim... imagina se enxergasse...