"Salvem o planeta!"
Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para a forma como o bicho-homem está acabando com o planeta.
Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, nasceu em Xapuri, em 15 de dezembro de 1944. Foi um seringueiro, sindicalista, ativista ambiental e revolucionário brasileiro. Sua atividade política visada à preservação da Floresta Amazônica lhe deu projeção mundial. Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres. No dia 22 de dezembro de 1988, exatamente uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa.
Em
1989, Paul McCartney tomou conhecimento do assassinato do seringueiro e ativista
ambiental Chico Mendes, em Xapuri no Acre, através dos telejornais da TV
inglesa, que deram grande destaque ao bárbaro homicídio e fizeram retrospectiva
de suas atividades como sindicalista e defensor do meio ambiente. A militância
de Chico para preservação ambiental e justiça social comoveu Paul McCartney que
resolveu dedicar a canção ‘How Many People’ recém-composta para o álbum
‘Flowers In The Dirt’ para Chico Mendes.
Um comentário:
Não tenho certeza mas parece que os mandantes ou estão soltos ou fugiram.Foram condenados mas...isto é Brasil. How Many People é ótima!
Postar um comentário