Pegando carona no fraquíssimo relançamento de “Saramandaia” - versão 2013, da Globo, nosso blog preferido publica novamente as duas matérias que apareceram aqui, originalmente em julho e agosto de 2010.
Saramandaia foi uma novela de Dias Gomes, exibida pela Rede Globo entre maio e dezembro de 1976, teve 160 capítulos. Foi dirigida por Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota.A população de Bole-Bole, localizada na zona canavieira do interior da Bahia, quer mudar o nome da cidade para Saramandaia. Porém, os coronéis da oposição evocam motivos históricos para manter o nome atual.De um lado estão os mudancistas, liderados pelos irmãos Evangelista, João Gibão e o prefeito Lua Viana, que se sentem envergonhados pela origem do nome relacionado a uma aventura local de D. Pedro I. De outro, os tradicionalistas, liderados por Zico Rosado e o coronel Tenório Tavares. Enquanto se decide a causa central, a cidade é palco dos maiores absurdos: João Gibão possui asas; Zico Rosado solta formigas pelo nariz; D. Redonda explode de tanto comer; Seu Cazuza ameaça cuspir o coração toda vez que se emociona; Marcina, quando excitada, fica em brasa, queimando tudo o que encosta; e o professor Aristóbulo, além de virar lobisomem, há anos que não dorme, tendo em suas andanças noturnas se encontrado com D. Pedro I e Tiradentes. A novela tornou o cantor Ednardo nacionalmente conhecido, devido à canção "Pavão Mysteriozo" (que você confere agora, aqui, no Baú dos Beatles e da Cultura Pop!) o tema de abertura da trama. Isso era bom demais! Espero que tenham gostado! Valeu! Abração!
Ednardo é o nome artístico do cantor e compositor cearense, José Ednardo Soares Costa Sousa. Ednardo iniciou a carreira musical em Fortaleza, Ceará, no início da década de 1970, juntamente com outros artistas conterrâneos, como Fagner, Belchior e Amelinha. Já no início da carreira, venceu o Festival Nordestino da Música Brasileira, momento a partir do qual passou a ter maior projeção na cena musical cearense. Atualmente possui projeção internacional, sendo suas músicas tocadas em vários países da América Latina, Europa e EUA. Lançou 14 albuns e fez várias parcerias, possuindo mais de 300 músicas compostas. Atua também no cinema e no teatro, onde compõe inúmeras trilhas musicais. Ednardo teve importantíssimo papel no cenário musical cearense, com grande contribuição para a promoção da cultura, musica e artistas do Ceará. Em 1979, em plena Ditadura Militar, foi protagonista do movimento Massafeira, que reuniu vários artistas cearenses, inclusive o poeta sertanejo Patativa do Assaré, no Teatro José de Alencar, onde foi gravado o disco homônimo. Dentre seus maiores sucessos constam: Terral, Ingazeiras, Lagoa de Aluá, Longarinas, Artigo 26, Pavão Mysteriozo, Enquanto Engoma a Calça, Flora, A Manga Rosa, Beiramar, Carneiro, etc. Suas músicas têm sido interpretadas por vários cantores da MPB, como Elba Ramalho, Fagner, Belchior, Ney Matogrosso, Vânia Abreu, Amelinha, Nonato Luiz, dentre muitos outros.
A música "Pavão Mysteriozo", teve grande projeção após sua utilização como tema da novela "Saramandaia" (1976), havendo hoje mais de 20 regravações. A música é considerada sagrada pelos índios do Xingu nos rituais religiosos; tem regravações na Europa orquestrada por Paul Mauriat; por grupos chilenos (Inti-Aymará e Nacha), por Elba Ramalho, Ney Matogrosso, por bandas de rock e maracatu, e muitos outros. Também usada por outros tantos como hino à liberdade, a beleza humana e sua capacidade de realizar a vida acima das aparentes impossibilidades.
4 comentários:
Se reprisassem a novela original eu assistiria !!!
Essa nova versão...não quero nem saber !!!
Edu só para deixar registrado,Essa abertura foi feita pelo Toni Lucena.
A quem você o apelidou de asa...
Sei e lembro que Dias Gomes escreveu essa novela às pressas porque,já anunciada e com propaganda no ar, ROQUE SANTEIRO foi inteiramente vetada pela Censura!Gênio é gênio!
A novela Saramandaia, teve bons momentos,eu me lembro era bem novinho,acho que tinha uns 13anos,essa nova novela acredito que nao será melhor que a primeira nao,Dias gomes era grande novelista,seus folhetins de realismo fantastico eram ótimos,e á época era outra.
Postar um comentário