sexta-feira, 29 de março de 2024

TRAVELING WILBURYS - TWEETER AND THE MONKEY MAN - SENSACIONAL! ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


"Tweeter and the Monkey Man" é uma canção do supergrupo Traveling Wilburys que apareceu pela primeira vez no álbum de 1988, Traveling Wilburys Vol. 1. Embora o crédito oficial de composição seja dado a todos os membros da banda, acredita-se que Bob Dylan seja o compositor principal porque ele canta os vocais principais e publicou a música sob seu selo Special Rider Music.

"Tweeter and the Monkey Man" é considerada uma homenagem divertida às canções de Bruce Springsteen, que foi frequentemente aclamado como "o próximo Dylan" no início de sua carreira. Os versos incluem os títulos de muitas canções de Springsteen, e a canção emprega muitos dos temas de Springsteen. O cenário da música em si é New Jersey, estado natal de Springsteen e cenário de muitas de suas próprias canções. Locais de New Jersey, como Rahway Prison e Jersey City, são mencionados pelo nome. As referências aos títulos das canções de Springsteen incluem: "Stolen Car", "Mansion on the Hill", "Thunder Road", "State Trooper", "Factory", "The River" e uma canção que se tornou popular por Springsteen, mas escrita por Tom Waits "Jersey Girl". Além disso, "Lion's Den" e "Paradise" são mencionados e enunciados com destaque na música, cada um sendo o título de uma música de Springsteen lançada após o álbum Traveling Wilburys.
Apenas Dylan, Harrison, Petty e Lynne participaram da gravação de "Tweeter and the Monkey Man", tornando-a a única música do Vol. 1 a não apresentar Roy Orbison em nenhuma função. "Tweeter and the Monkey Man" contém cinco versos em 5 minutos e 27 segundos, tornando-se a música mais longa dos Traveling Wilbury já gravada. Dylan canta os versos da música, com o resto do grupo (exceto Orbison) cantando como apoio no refrão. "Tweeter and the Monkey Man" conta a história de dois traficantes de drogas - Tweeter e o Monkey Man - seu inimigo, o "Undercover Cop", e a irmã do policial, Jan, um interesse amoroso de longa data do Monkey Man. Ao longo da balada, são examinados o desaparecimento de Tweeter, do Monkey Man e do Undercover Cop, bem como o destino de Jan. Bob Dylan – vocal principal, violão e backing vocals; George Harrison - violão, dobro , slide guitar e backing vocals; Jeff Lynne – violão, baixo, teclado e backing vocals; Tom Petty – violão e backing vocals; Músicos adicionais: Jim Keltner – bateria; Jim Horn – saxofones; e Ray Cooper – percussão.

Nenhum comentário: