quarta-feira, 23 de maio de 2012

OS BEATLES E O SINTETIZADOR MOOG

O Google está comemorando, nesta quarta-feira (23/05), os 78 anos do nascimento de Robert Moog com um Doodle animado. Tido como pai do sintetizador, Moog fundou a empresa Moog Music Inc. com o objetivo de produzir sintetizadores utilizados por grandes artistas americanos.
O termo sintetizador Moog (pronunciado "mogue" para rimar com "vogue", e não "mugue", como geralmente se pensa) pode se referir a qualquer um dos sintetizadores analógicos projetados pelo Dr. Robert Moog ou produzidos pela Moog Music, e é usado comumente como um designativo genérico para sintetizadores de música analógicos e digitais.
O Dr. Robert Arthur Moog nasceu em1934 e morreu em 2005. Foi inventor, músico e engenheiro norte-americano que, junto com o compositor Herbert Deutsch, inventou o moderno sintetizador, o Moog, apresentado em um congresso em 1964. O sintetizador Moog, ganhou mais popularidade na segunda metade dos1960 sendo muito utilizado por bandas como The Beatles ou The Doors.
O primeiro Moog era monofônico (o que impossibilitava a criação de acordes) e precisava ser afinado constantemente, pois era analógico. Robert Moog criou a empresa Moog Music Inc., na qual foram produzidos os sintetizadores utilizados por artistas como Wendy Carlos (na trilha sonora de Laranja Mecânica) e pelo grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, pelo tecladista Keith Emerson. Lançou posteriormente o Minimoog, o mais vendido da empresa em todos os tempos. Inventou o Moog Taurus, um sintetizador para ser tocado com os pés, para ser utilizado como um contrabaixo, o Vocoder (ligado a um microfone, permitia alteração na voz), o Polymoog, de 1976, polifônico e que vinha com sons gravados de fábrica, e o Moog Liberation, teclado que permitia ser colocado no usuário como uma guitarra, além do Memorymoog, que permitia a gravação de sons pelo tecladista.
Antes do fim dos Beatles, George Harrison já havia lançado dois álbuns solo: Wonderwall Music, de 1968, e Electronic Sound, de 1969. O primeiro com músicas instrumentais foi trilha sonora do filme homônimo. O álbum contou com a participação de Ringo Starr e Eric Clapton, todos (inclusive George) usando pseudônimos. O segundo, considerado um álbum experimental, trouxe várias músicas tocadas com o sintetizador Moog e uma capa com um desenho de sua própria autoria. Durante as gravações de Abbey Road, o moog reinou absoluto.


7 comentários:

João Carlos disse...

Muito bom mestre! Muito bom mesmo!

Jeniffer disse...

só o baú mesmo para nos proporcionar esse post.

Edu disse...

Obrigadão, JC e Jennifer. É isso que faz valer à pena. Abração!

Valdir Junior disse...

Faço coro com o JC e a Jennifer ; "MUITO BOM MESMO EDU !!!

P.S: aqui no Brasil a Rita Lee na época dos Mutantes tambem foi uma das primeiras a usar !!!

Anderson disse...

Muito bom o post, gostei muito das fotos, nunca as tinha visto.

Lidiane Pessoa disse...

Adorei ver essas Imagens! ótimo post Edu, muito bom saber...

henrique disse...

É esse instrumento que faz aqueles sons em Because e a introdução de Strawberry Fields Forever?