sexta-feira, 19 de julho de 2013

O PRIMEIRO ÁLBUM DUPLO, A GENTE NAO ESQUECE

A primeira cópia prensada do álbum autointitulado dos Beatles, comumente chamado de "White Album", o álbum branco, com sua capa branca, está sendo leiloada na internet. A prensagem A0000001 do disco tem o arremate inicial de 10 mil dólares. O dono da cópia é um fã da maior e melhor banda de todos os tempos, chamado David Mincks. O site recebe arremates através deste link (clique aqui) até o dia 9 de agosto.
"The Beatles" é o décimo álbum dos Beatles, lançado como disco duplo em 22 de novembro de 1968. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. É popularmente conhecido como The White Album (O Álbum Branco), por não haver nome, e ser apenas um fundo branco com o nome da banda em relevo. A capa foi criada pelo artista pop Richard Hamilton e o título original era para ser A Doll’s House, mas uma banda britânica chamada Family, já tinha lançado um álbum com nome similar. Foi o primeiro disco lançado após a morte do manager Brian Epstein. Em 1997, O Álbum Branco foi nomeado o décimo melhor disco de todos os tempos pela "Music of the Millennium" da Classic FM. Em 1998 a Q Magazine colocou como 17° lugar e em 2000 em 7° lugar. A Rolling Stone colocou como o décimo entre 500 álbuns e o canal VH1 como 11° lugar. De acordo com a Associação da Indústria de Discos da América, o disco é 19 vezes disco de platina e o décimo disco mais vendido nos Estados Unidos. Em 2010, um colecionador argentino possuía o álbum com assinaturas originais dos quatro beatles. A peça foi vendida na ocasião por 33 mil dólares. Em junho de 1968, logo depois do início das gravações para seu novo álbum, os Beatles encomendaram a vários artistas, o projeto gráfico da capa. Muitos foram reprovados sumariamente. Inclusive, o trabalho feito por Alan Aldridge (utilizado nos anos 80 na capa do “Ballads”) também foi proposto na época, e também foi rejeitado.A capa do álbum duplo “THE BEATLES” foi elaborada pelo artista pop Richard Hamilton e sua principal característica foi o contraste com as capas psicodélicas dos dois discos anteriores, criando assim, apenas uma capa branca, com o nome da banda em relevo. Além disso, o disco trazia uma espécie de número de série, para criar nas palavras de Hamilton: “a situação irônica de uma edição numerada de algo que tenha mais de 5 milhões de cópias.”Os retratos dos Beatles que vinham com os discos foram feitos pelo fotógrafo ingês JOHN KELLY. Que também fez algumas fotos para o poster que acompanhava o luxuoso lançamento. Em 1997, O Álbum Branco foi nomeado o décimo melhor disco de todos os tempos pela “Music of the Millennium” da Classic FM. Em 1998 a Q Magazine colocou-o como 17° lugar e em 2000 em 7° lugar. A Rolling Stone colocou como o décimo entre 500 álbuns e o canal VH1 como 11° lugar. De acordo com a Associação da Indústria de Discos da América, o disco foi 19 vezes disco de platina e o décimo disco mais vendido nos Estados Unidos.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Duvida : Essa edição n°A0000001 não era de propriedade do John ??!!!
Se não me engano os 4 Beatles ficaram com as primeiras 4 cópias do " Álbum Branco " !!!
De qualquer forma vai arrecadar um grana preta !!!!

Edu disse...

Pois é, Dr. Valdir... também foi a primeira coisa que pensei quando li a notícia. Essa gente (leiloeiros) é muito mala. Deve ser uma das "primeiríssimas" cópias, mas não a primeira. Vou procurar saber mais. A imagem que aparece no blog é meramente ilustrativa. Abração!!! VALeu!

João Carlos disse...

Verdade...lembro de ler Paul falando que Lennon fez questão de ficar o nº1