Vários dos álbuns dos Beatles, como "Sgt. Peppers" (ao lado), finalmente serão condecorados com discos de ouro ou platina por suas vendas na Grã-Bretanha. É claro que os trabalhos do quarteto de Liverpool já ultrapassaram a marca necessária para receber a certificação várias vezes - 100 mil cópias para ouro e 300 mil para platina - o problema é que até bem pouco tempo os discos só eram entregues caso a gravadora os solicitasse para a BPI (British Phonographic Industry). O que se percebeu é que as companhias muitas vezes não estavam requisitando os discos de ouro para álbuns lançados nos anos 60 e 70. Além dos Beatles outros grandes nomes como Bob Dylan, Beach Boys e Marvin Gaye (postumamente no caso dele) também irão receber suas condecorações, agora que a BPI decidiu entregar os discos automaticamente assim que as vendas sejam alcançadas. Os números da BPI de qualquer forma estão longe de representar a venda total desses álbuns. Isso porque ela só começou a verificar os números a partir de 1994, ou seja, tudo que foi vendido antes desse período não entra nas contas da entidade.
Tome o já citado "Sgt. Peppers" como exemplo. O icônico álbum de 1967 irá receber um disco triplo de platina, pelas 900 mil cópias que vendeu desde 1994, mas a estimativa é a de que ele já tenha sido comprado por pelo menos 5 milhões de britânicos desde o seu lançamento.
4 comentários:
E Vão continuar vendendo muito ainda !
Vão ter de inventar outros prêmios (disco de). Agora é que a onça vai beber!
Haja ouro e platina para confeccionar todos os discos-prêmio que os Beatles merecem!
Edu,gostei da capa hem bacana, mas claro,os albuns dos Beatles já venderam coisas monstruosas,e mereciam discos nao de ouro mais de diamante.
Postar um comentário