Desde 1974, os Los Lobos de East Los Angeles, têm explorado as possibilidades artísticas e comerciais do biculturalismo americano, movendo-se para trás e para frente entre suas raízes chicanas e seu amor pelo rock americano. Embora tenham tocado anteriormente em bandas de rock americanas, juntos decidiram experimentar instrumentos acústicos populares e explorar sua herança mexicana. Eventualmente, a experimentação de Los Lobos levou-os de volta aos instrumentos elétricos. Participaram de álbuns de Ry Cooder, Elvis Costello, Fabulous Thunderbirds, Roomful of Blues e Paul Simon, e sua música foi a trilha sonora de grandes filmes como La Bamba e Desperado.
Em 1987, Los Lobos gravou várias músicas de Ritchie Valens para a trilha sonora da biografia de Valens "La Bamba". A trilha sonora ganhou dupla platina, e o sucesso da faixa-título, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, juntamente com "Donna" e "Come On, Let's Go" levantaram muito o status de Los Lobos, e a boa vontade da crítica. Daí para a frente, só sucessos. Los Lobos tornou-se bem maior que La Bamba. Durante a década de 1990, a banda continuou a colher sucessos, lançando vários álbuns populares, incluindo The Neighbohood (1990), Kiko (1992) e Colossal Head (1996). Em 1993, a Slash Records colocou à venda um álbum retrospectivo intitulado Just Another Band From East LA: A Collection, emprestando o título de seu primeiro álbum e incluindo material de Los Lobos durante o início da banda, pouco conhecido e altamente cobiçado. Muitos dos Lobos exploraram projetos paralelos em 1990, como o álbum Latin Playboys (1994) de Hidalgo e Pérez. No entanto, a banda continuou a excursionar e gravar juntos. Em 1999, Los Lobos lançou This Time e em 2001 a banda recebeu o Billboard Century Award, a maior honra desta revista. No novo milênio, Los Lobos continuou em atividade, produzindo um excelente material, como seu primeiro álbum de shows, Live at the Fillmore. Los Lobos transcenderam todos os limites culturais e políticos de uma banda de rock chicana. Hoje são considerados como um dos artistas de rock mais importantes durante o último quarto do século XX.
Esse discaço - "By The Light Of The Moon", de1987 é, sem dúvida, um dos melhores momentos da banda. Um disco de rock, com pitadas de tempero mexicano. Os destaques são para a belíssima balada "Prenda Del Alma" e o rockão "Shakin Shakin Shakes" que a gente confere agora, numa performance incendiária, seguido do megasucesso arrasa-quarteirão "La Bamba", que é pra todo mundo bailar.
2 comentários:
Esse gordinho guitarrista/cantor, César Rosas, é tudo de bom. Esse solo de La Bamba é absolutamente sensacional! Deixa muito guitarrista famosão comendo poeira! Bravo, Lobos!
Bom demais para bailar!
Postar um comentário