quarta-feira, 28 de março de 2018

REVOLUTION - OS BEATLES PROCESSAM A NIKE


Atletas voando, uma horda de nadadores correndo na água para um triatlo, um jogo de basquete, ciclistas, levantadores de peso e John McEnroe reclamando na quadra. O anúncio em preto e branco de 1987 da Air Revolution, da Nike, é cheio de imagens icônicas de esportes e esportistas, mas tinha uma enorme diferença em relação a todos os seus antecessores: a música "Revolution", dos Beatles, de 1968, foi usada como trilha sonora. Antes do comercial da Nike, qualquer música pop clássica que aparecesse em um vídeo era um cover, um fac-símile, como um re-trabalho como aconteceu com "Good Vibrations" dos Beach Boys. A Nike usou a coisa real: John, Paul, George e Ringo. Logo depois que o anúncio chegou ao ar no final de março, a representante dos direitos da banda, a Apple Corps, processou em US$ 15 milhões a Nike, alegando que a banda não havia dado qualquer "autorização ou permissão" para o uso indevido de sua música no comercial. George Harrison disse que o episódio abria as portas para as músicas dos Beatles serem usadas para divulgar de tudo, desde "roupas íntimas femininas" até "salsichas". No entanto, Yoko Ono - que detém (até hoje), gorda fatia de participações na empresa “Beatles” - ajudou a intermediar o acordo original. Ela achou que a ideia poderia arrebanhar uma nova geração de fãs à música de seu falecido marido. A Nike tratou de retirar o filme do ar, e o caso foi resolvido fora do tribunal no ano seguinte, em termos que foram mantidos em sigilo desde então.

2 comentários:

Dani disse...

Nunca tinha visto o vídeo do comercial. Achei que a música, Revolution, não tem nada a ver com o comercial. Não combina.

Duda Barbosa disse...

Chupa, Nike!