
Um dos rocks mais animados dos Beatles, não apenas do álbum e do filme, "Tell Me Why" foi composta às pressas por John Lennon, para animar a parte final de “A Hard Day’s Night” quando os Beatles fazem o show.


“Me diga por que você chora. E por que você mentiu para mim”. "Tell Me Why" tem um enredo típico de John. A moça chora porque o enganou e abandonou. Ele implora a ela que diga o que ele fez de errado para que possa consertar. Para psicólogos e psicanalistas de plantão, "Tell Me Why" é um prato cheio: “Crianças cujos pais as deixam ou morrem de repente costumam ficar com a sensação de culpa. “If theres something I have said or done/ Tell me what and i’ll apologize” (“Se há algo que eu tenha dito ou feito/ diga o que é e pedirei desculpas”), cantava". Paul mais tarde presumiu que havia ali um elemento autobiográfico. Foi somente quando se submeteu à terapia primal em 1970 que John passou a entender melhor esses medos subconscientes. O terapeuta Arthur Janov passou o exercício de vasculhar todas as suas composições para os Beatles e ver o que revelavam sobre suas ansiedades. Em seu primeiro álbum pós-terapia, John Lennon/Plastic Ono Band, John propôs expor esses traumas em seu contexto original, em canções como “Mother”, “Hold on”, “Isolation” e “My Mummys Dead”.
2 comentários:
Na vdd ele falava do abandono paterno, e do surgimento repentino do pai na época, mas isto não tira o brilhantismo e animação da música!
Relax grande Edu, apenas minha opinião
Isto não tira em nada o brilhantismo deste blog da cultura pop, que já acompanho a bastante tempo, ABS Beatlemaniacos
Postar um comentário