quinta-feira, 26 de março de 2020

THE BEATLES - GEORGE HARRISON - BLUE JAY WAY - FANTÁSTICA!***********


"Blue Jay Way" - uma música fantástica composta por George em agosto de 1967 durante uma viagem à Califórnia que fez com Pattie Boyd, Neil Aspinall e Alex Mardas (Magic Alex). Ao chegar a Los Angeles no dia 1º de agosto, eles foram levados para um pequeno chalé com piscina alugado em Blue Jay Way, uma rua no alto de Hollywood Hills, acima da Sunset Boulevard. A casa pertencia a Robert Fitzpatrick, advogado do mercado musical que estava de férias no Havaí.
Derek Taylor, que já tinha sido assessor de imprensa dos Beatles e que estava trabalhando em Los Angeles como publicitário, estava indo visitá-los em sua primeira noite na cidade, mas se perdeu nos estreitos cannyons e se atrasou. Havia um pequeno órgão Hammond no canto da sala, e George passou o tempo compondo uma música sobre estar preso em uma casa em Blue Jay Way enquanto seus amigos estão perdidos na neblina.
Blue Jay Way era famosa pela dificuldade da localização - era possível estar próximo geograficamente e, ainda assim, separado por um desfiladeiro. "Quando chegamos lá, a música estava praticamente pronta", disse DerekTaylor, "Claro, na época eu me senti muito mal. Lá estavam essas duas pessoas terrivelmente cansadas da viagem, e nós estávamos duas horas atrasados".
Taylor se divertiu com as interpretações dadas à música. Um critico achou que o verso em que George pede que seu convidado não demore (be long) era um conselho para os jovens não pertecerem (belong), junto à sociedade. Outro aclamado musicólogo acreditava que, quando George disse que seus amigos tinham se perdido (lost their way), queria dizer que uma geração inteira tinha perdido a direção. “É só uma música”, disse Taylor"Blue Jay Way" começa com o órgão em fade in.
“Blue Jay Way” é a 4ª música do álbum Magical Mystery Tour, depois de "Flying" e antes e antes de "Your Mother Should Know". Foi a única faixa do disco em que foi empregado o phasing, efeito eletrônico produzido que toca o som gravado em dois gravadores ligeiramente fora de sincronia, o que causa uma sonoridade espiralada e alguns zunidos. A parte principal da gravação - o vocal de George Harrison, o órgão Hammond também tocado por ele e a bateria de Ringo - são tratados com essa técnica; uma conquista e tanto, já que o phasing tende a ser difícil de controlar antes de algum tempo. O acompanhamento musical inclui também um violoncelo, sons eletrônicos e vocais de fundo tocados para a frente e para trás.
“Blue Jay Way” foi gravada nos dias 6 e 7 de setembro e 6 de outubro de 1967, no estúdio 2 da EMI em Abbey Road. Foi produzida por George Martin e teve Geoff Emerick como engenheiro. George Harrison canta os vocais principais e toca o órgão Hammond; John Lennon faz backing vocals; Paul McCartney faz backing vocals e toca baixo; Ringo Starr toca bateria e pandeiro; e Peter Willison toca violoncelo. A faixa rítmica de “Blue Jay Way”, incluindo a parte distintiva do órgão em movimento, foi gravada em uma tomada em 6 de setembro de 1967. Crucial para a gravação foi o ADT - rastreamento duplo artificial, uma técnica inventada pelo engenheiro da Abbey Road Ken Townsend em 1966 - que criou o efeito de phasing. Os vocais, muitos dos quais foram tocados ao contrário na mixagem final, foram gravados na noite seguinte. Os overdubs finais - partes para violoncelo e pandeiro - foram adicionados em 6 de outubro. Peter Willison, que tocou a parte do violoncelo, foi contratado a curto prazo por Sidney Sax, que ajudou a recrutar vários músicos para gravações dos Beatles. Willison gravou a peça e foi pago em dinheiro. Muito anos depois ele tocou no álbum Tug Of War de Paul McCartney“Blue Jay Way” aparece nos álbuns Magical Mystery Tour, e Love (só um trechinho ao final de "Something". Também aparece no LP brasileiro Beatles Forever (1972).
No filme Magical Mystery Tour, George Harrison aparece tocando “Blue Jay Way” em um teclado desenhado no chão. Uma das sequências mais psicodélicas do filme, a sequência de Harrison é submetida a técnicas de câmera inovadoras até então que envolvem refrações de prisma para criar várias imagens. Observe que à esquerda de George na foto, aparece um copinho, do tipo que se coloca esmolas e algo escrito: “THANK YOU VERY”. À direita, outra inscrição: “2 WIVES AND KID TO SUPPORT” (duas mulheres e crianças para sustentar).

2 comentários:

João Rampazzo disse...

Não sei quanto a você Edu porém eu subestimei esta música até ante-ontem quando voltei assistir Magical Mystery Tour já quarentena rsrsrsrs

Edu disse...

Eu sempre gostei das "músicas indianas" de Harrison. Com certeza, hoje gosto ainda mais! Valeu!!!