quinta-feira, 29 de outubro de 2020

JOHN LENNON - OUT THE BLUE - SENSACIONAL!**********


Mind Games foi o quarto álbum de estúdio de John Lennon. Foi gravado no Record Plant Studios em Nova York no verão de 1973 e foi a primeira gravação de Lennon sem a colaboração de Phil SpectorMind Games recebeu críticas mistas após o lançamento. Alcançou o número 13 no Reino Unido e o número 9 nos EUA, onde foi certificado ouro. Mind Games é quase que inteiro, um pedido de desculpas para Yoko Ono. Das mais explícitas como "Aisumasen" e "I Know" às emblemáticas "One Day (At a Time)" e "Out the Blue", sendo essa última, uma das mais melódicas e sublimes de toda a obra de Lennon.

A belíssima baladona "Out the Blue" (Inesperadamente), foi originalmente gravada por John Lennon entre julho e agosto de 1973 e lançada no seu álbum Mind Games em 16 de novembro de 1973 no Reino Unido e 29 de outubro nos EUAÉ uma das várias músicas do álbum (e da carreira de Lennon), dedicadas a Yoko Ono. Foi gravada no momento em que ele e Yoko Sam estavam separados e reflete a insegurança resultante de Lennon. Afirma a gratidão dele por ela aparecer em sua vida "do nada" e fornecer sua "energia vital". Segundo os autores Ken Bielen e Ben Urish, o tema da música é "a admiração de encontrar amor verdadeiro inesperadamente".

"Out the Blue" se move através de vários gêneros musicais, começando com um violão suave e melancólico e passando por trechos de gospel e country. O som cresce à medida que a música progride, enquanto o vocal de Lennon se torna mais seguro, indo de sua restrição original a uma expressão de "contentamento alegre". Depois do violão inicial, os instrumentos vão entrando e, eventualmente, um "coral celestial" é incluído. O autor John Blaney descreve o tema de piano da música como "majestoso" e compara a linha de baixo com as do ex-colega de Lennon, Paul McCartney. Outros autores elogiam o modo como o vocal de Lennon consegue "ficar no topo das ondas" do som e projeta tanto gratidão quanto ternura. E ainda a descrevem como tendo uma "melodia-chave menor assombrosa na melhor tradição dos Beatles". Eles também afirmam que isso mostra que Lennon não perdeu sua habilidade de colocar "as emoções mais simples do modo mais afetivo possível"O biógrafo John Borack, considera "Out the Blue" um dos grandes destaques inquestionáveis de Mind Games. Na gravação final, John Lennon faz os vocais, e toca violão; David Spinozza - guitarra; Pete Kleinow - pedal steel guitar; Ken Ascher – teclados; Gordon Edwards - baixo; Jim Keltner - bateria, e o coral 'Something Different' faz os backing vocals celestiais. Absolutamente genial!

Nenhum comentário: