segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

THE ROLLING STONES - STICKY FINGERS - 1971


Sticky Fingers foi o nono álbum de estúdio dos Rolling Stones, lançado no Reino Unido em 23 de abril e nos Estados Unidos em 30 de abril de 1971. Está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Foi o primeiro lançamento da banda pelo seu recém-criado selo Rolling Stones Records, depois de um contrato que vinha desde 1963 com a Decca Records no Reino Unido e da London Records nos Estados Unidos. Foi produzido por Jimmy Miller e os engenheiros de som foram Glyn Johns (que trabalhou com os Beatles em Let It Be), Andy Johns, Jimmy Johnson e Chris Kimsey.
Sticky Fingers foi o primeiro álbum dos Rolling Stones em que o guitarrista Mick Taylor, substituto de Brian Jones, morto em 1969, toca do começo ao fim. É também o primeiro disco da banda onde aparece o conhecido logotipo da língua ("Tongue and Lip Design"), desenhado pelo artista John Pasche.

Em 2001, a rede de TV VH1 colocou Sticky Fingers no número 46 em seu estudo dos melhores álbuns. Em 2003, Sticky Fingers foi listado como número 63 na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos, da revista Rolling Stone.
A arte original da capa de Sticky Fingers, trazia um zíper de verdade que se abria revelando um homem de cueca, foi concebida pelo artista pop americano Andy Warhol, fotografada por Billy Name e projetada por John Pasche. A capa, uma foto da virilha do modelo Joe Dallesandro vestindo uma de calça jeans apertada, escondendo um pênis supostamente ereto, foi assumida por muitos fãs como sendo uma imagem de Mick Jagger, porém as pessoas realmente envolvidas no momento da sessão de fotos revelaram que vários homens diferentes foram fotografados e Jagger não estava entre eles.
A capa do disco Like a Prayer, da Madonna, lançado em 1989, foi inspirada na capa de Sticky Fingers. Em 2003, a rede de televisão VH1 nomeou Sticky Fingers como a melhor capa de disco de todos os tempos.

5 comentários:

steve disse...

Na minha opinião o melhor disco dos Rolling Stones.

MURILO BATISTA disse...

A capa é boa. Tem umas três músicas boas... nada além disso! Na minha opinião.

roque22 disse...

Disco perfeito! Um dos melhores da História. Do nivel do Revolver e Abbey Road! Nossa Opinião! Faltou "Wild Horses" e "I Got the Blues". 1 hora de "Wild Horses" seria bem vindo. Um "velho" que ama os Beatles e os Rolling Stones.

Edu disse...

Menos, meu amigo, menos! Se lembra disso?

Dani disse...

Para mim, o melhor álbum da melhor fase e formação dos Stones, na minha opinião.
Quanto a capa, eu particularmente, gosto muito, com todo respeito 👀