domingo, 12 de fevereiro de 2023

BURT BACHARACH - THE BEATLES - BABY IT'S YOU 😐


O músico e compositor norte-americano Burt Bacharach morreu aos 94 anos, na quarta-feira (8), em sua casa em Los Angeles, de causas naturais. Nome maior da música popular dos Estados Unidos ao longo da segunda metade do século XX, só teve pares em figuras como os Beatles, Bob Dylan, Carole King e poucos mais, como recorda o obituário da Associated Press, que lembra criações suas como os temas "Walk on By", “I Say a Little Prayer” ou “This Guy’s in Love with You”. Vencedor de oito Grammy e três Oscar, criou canções para vozes como Dionne Warwick, Aretha Franklin, Dusty Springfield, Tom Jones e outros tantos, tendo os seus temas gravados por nomes que foram de Elvis Presley ao White Stripes. Paul McCartney prestou sua homenagem ao músico dizendo que Bacharach era uma "inspiração" e um homem muito "gentil e talentoso". "Suas canções foram uma inspiração para pessoas como eu. Eu o encontrei em algumas ocasiões e ele era um homem muito gentil e talentoso que deixará saudades em todos nós. Suas canções eram distintas e diferentes de muitas outras nos anos 60 e 70. Quando nos conhecemos, não muito tempo atrás, ele me lembrou que havia sido o diretor musical de Marlene Dietrich quando os Beatles dividiram a conta com ela no London Palladium. Ele era um homem adorável. Nancy e eu enviamos muito amor para a família dele”.

"Baby It's You" foi composta por Burt Bacharach, Barney Williams e Hal David. Foi gravada originalmente pelas The Shirelles e depois pelos Beatles, Anna Calvi, entre outras bandas e artistas. Outra versão conhecida é da banda norte-americana ‘Smith’, que alcançou o ranking #5 da Billboard Hot 100 em 1969.

A música foi lançada pelas Shirelles no álbum "Baby It's You" , produzido por Phil Spector, chegando ao ranking #8 nos EUA. A versão gravada pelas Shirelles quando foi lançada como single em 1961, tornou- se muito popular, um dos 10 maiores sucessos nas paradas Pop e R&B, chegando ao terceiro lugar na parada R&B e alcançando o oitavo lugar na parada Hot 100 da Billboard. Mais tarde, apareceu no álbum de mesmo nome, batizado para capitalizar o sucesso do single. Os arranjos vocais nesta versão se mostraram influentes em versões que viriam depois.

"Baby It's You" já era tocada pelos Beatles desde que apareceu em 1961 e eles a gravaram no dia 11 de fevereiro de 1963 para seu primeiro álbum “Please Please Me”, juntamente com "Boys", outra música das Shirelles. A gravadora americana Vee-Jay Records incluiu "Baby It's You" no álbum “Introducing ... The Beatles and Songs, Pictures and Stories of the Fabulous Beatles”. A Capitol a incluiu em “The Early Beatles”. A versão dos Beatles difere das Shirelles ao repetir o segundo verso em vez do primeiro. Então, onde as garotas concluem com uma frase sobre ficar em casa e chorar, a conclusão dos Beatles é mais otimista, John Lennon canta que ele continuará amando-a, não importa o que aconteça. Uma outra versão gravada pelos Beatles ao vivo foi lançada no “Live at the BBC” de 1994. "Baby It's You" foi a única composição de Bacharach gravada pelo grupo.

Nenhum comentário: