Se houve uma coisa realmente boa nos anos 80, foram as Bangles. Quem viveu aquela época, viu a ascensão dessas garotas rock'n'roll americanas com suas guitarras, pulseiras, cabeleiras e muito rebolado, que tocavam de verdade seus instrumentos e seguiam a linha traçada pelas Go-Go's e The Runnaways no início dos anos 1980. Quatro garotas jovens e bonitas, a banda foi formada em Los Angeles em 1981. Gravaram vários singles e estiveram no Top 10 dos Estados Unidos durante toda a década de 1980.
As garotas se juntaram em 1981 como The Supersonic Bangs, mas tiveram o nome comprimido para The Bangs. Foram novamente forçadas a mudar de nome para The Bangles por causa de uma banda de Nova Jersey com o nome The Bangs. Essas garotas foram uma das bandas mais bem sucedidas e rentáveis da década de 80, tendo vendido milhares de álbuns em todo o mundo, lançado vários singles bem sucedidos e sendo multiplamente premiadas por diversas instituições musicais durante toda sua carreira. Seus maiores sucessos foram “Eternal Flame”, “Walk Like An Egyptian”, "Manic Monday", “Going Down To Liverpool” e “Heros Takes A Fall”.
"Walk Like an Egyptian" foi lançada em setembro de 1986 como o terceiro single de seu segundo álbum de estúdio, Different Light, de 1986 e foi o primeiro single número um das Bangles, sendo certificado ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA), e foi classificada como a música número 1 da Billboard em 1987. "Walk Like an Egyptian" estreou em setembro de 1986. Alcançou o pico de número três no UK Singles Chart em novembro de 1986 e ainda o número 1 nos Estados Unidos em 20 de dezembro, permanecendo no topo do Hot 100 por quatro semanas, levando-o para janeiro de 1987. O sucesso da música e "Manic Monday" impulsionou Different Light para o segundo lugar na parada Billboard 200, tornando-o o álbum de maior sucesso das garotas.
O videoclipe de "Walk Like an Egyptian" foi indicado para Melhor Vídeo de Grupo no MTV Video Music Awards de 1987. Mostra tanto as Bangles tocando a música em um show quanto cenas de pessoas dançando em poses semelhantes àquelas retratadas nos relevos egípcios antigos que inspiraram o compositor da música Liam Sternberg. A maioria dessas pessoas foi filmada em Nova York, e ainda alguns efeitos bem toscos, mas sinceros foram usados para interferir em fotos da princesa Diana e do então príncipe Charles, do líder líbio Muammar Gaddafi e da Estátua da Liberdade.
O sucesso foi crescendo, outros hits estouraram e então começaram os atritos depois que a mídia começou a destacar Susanna Hoffs como a vocalista do grupo. Na verdade, todas as funções de canto nos álbuns eram divididas entre as quatro, cada qual por quem escreveu ou co-escreveu a música. Aí as Bangles se separaram em 1989. Hoffs começou uma carreira solo e Vicki Peterson fez uma turnê como membro do Continental Drifters e como substituta de uma das Go-Go's. A volta aconteceu em 1998.
Em julho de 2004, Paul McCartney agraciou as Bangles com "Diplomas Honorários do Rock'n'Roll" no Liverpool Institute for Performing Arts. Em 2005, Michael Steele deixou a banda devido a disputas sobre turnês e gravações. Foi substituída pela baixista em turnê Abby Travis para apresentações ao vivo. As Bangles estão juntas até hoje a ainda fazendo shows. Annette Zilinskas é a baixista.
A formação clássica: Susanna Hoffs (guitarra e voz); Vicki Peterson (guitarra solo e voz); Debbi Peterson (bateria e voz); e Michael Steele (baixo e voz).
Nenhum comentário:
Postar um comentário