"You Mother Should Know" foi composta por Paul McCartney, é creditada a Lennon e McCartney (claro!) e lançada em 1967, no álbum Magical Mystery Tour como a 5ª música do lado 1 do LP, após "Blue Jay Way" e antes de "I Am The Walrus". McCartney disse que escreveu a canção especialmente para o filme, que trazia um segmento de dança que inicia com os Beatles bem alinhados e ensaiados descendo uma grande escadaria trajando belos smokings brancos e dançando. Todos usam rosas vermelhas na lapela, exceto Paul, que usa um cravo preto. Isso colocaria ainda mais lenha na fogueira quando surgiu o boato sobre sua morte.
A fascinação de Paul McCartney pelas décadas de 1920 e 1930 começou a transparecer com "When I'm Sixty-Four", de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, em que fica clara a influência de Noel Coward (dramaturgo, ator e compositor britânico), e se revela mais uma vez nesta canção semelhante. Paul faz a voz principal e se junta a John e George nos vocais de apoio. Os vocais se iniciam no canal esquerdo, passam para o direito na segunda estrofe e voltam para o esquerdo na terceira e última estrofe.
A letra convida todos a se levantarem e dançar com uma música que suas mães deviam conhecer. Não há uma segunda parte, apenas um refrão - aliás bem agradável, um pastiche do tipo de música que a família de Paul costumava cantar e dançar em volta do piano no natal. Pareceu uma boa ideia colocar os quatro descendo uma escada de ternos brancos e se juntando aos pares de dançarinos, quando a música aparece no filme. Todos, até John, pareciam estar se divertindo. Para quem procura cabelo em ovo, alguns críticos escreveram:"Ao contrário do óbvio prazer de McCartney, as expressões faciais de Lennon e Harrison sugerem que eles preferem estar em outro lugar do que filmando a cena".
No filme Magical Mystery Tour, "You Mother Should Know" aparece num segmento de dança à moda antiga que McCartney chamou de "o fim de Busby Berkeley” (diretor de cinema e coreógrafo musical americano). Foi filmado em 24 de setembro na RAF West Malling, uma base da Royal Air Force em Kent. Paul McCartney queria que a cena fosse filmada no Shepperton Studios, nos arredores de Londres, mas os Beatles não perceberam que os estúdios de cinema precisavam ser reservados com antecedência. Cerca de 160 dançarinas da equipe de dança de formação de Peggy Spencer e 24 cadetes da RAF foram contratados como extras. Segundo Maurice Gibb, McCartney teve a ideia do figurino dos Beatles depois de vê-lo em um concerto com o Bee Gees, todo vestido de branco.
Paul compôs "You Mother Should Know" na Cavendish Avenue, durante a visita de parentes, tocando-a num harmônio enquanto eles ouviam na sala ao lado. Era Paul com um pé na vida real, capaz de ser psicodélico e multifacetado, usando instrumentos indianos, e o outro pé no passado, pronto a comungar com todas as gerações."You Mother Should Know" foi gravada em três sessões em 22 de agosto, 16 e 29 de setembro de 1967. A sessão de 22 de agosto ocorreu no Chappell Recording Studios, porque o estudio da EMI não estava disponível naquela noite.
As sessões restantes aconteceram todas nos estúdios da EMI em Abbey Road. Foi durante as sessões no Chappell Studio que o empresário Brian Epstein fez a sua última visita aos Beatles, antes da sua morte. "You Mother Should Know" foi produzida por George Martin e teve John Timperley, Geoff Emerick e Ken Scott como engenheiros de som. Paul McCartney faz o vocal principal e backing vocals, toca piano e baixo; John Lennon faz backing vocals e toca o órgão Hammond; George Harrison também faz backing vocals e toca guitarra; e Ringo Starr toca bateria e pandeiro. Além do álbum Magical Mystery Tour, "You Mother Should Know" só aparece no Anthology 2. Também aparece no LP Beatles Forever (1972) lançado com esse nome apenas aqui no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário