sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

GEORGE HARRISON - GOT MY MIND SET ON YOU - 1987


Há 38 anos, a cover gravada pelo do ex-Beatle, George Harrison, chegava ao topo das paradas norte-americanas. Em 1987, George lançou o álbum Cloud Nine, produzido por seu amigo Jeff Lynne, da Electric Light Orchestra. Depois de 5 anos sem gravar, era uma volta com reconhecimento do público e da crítica. George convidou mais uma vez alguns velhos amigos para participar do álbum: Eric Clapton, Ringo Starr e Elton John, além do próprio Jeff Lynne. A música "Got My Mind Set On You", composta e gravada por Rudy Clark em 1962, na versão de Harrison, chegou ao número 1 nos Estados Unidos e número 2 no Reino Unido.

"Got My Mind Set on You" foi composta por Rudy Clark e originalmente gravada por James Ray, em 1962. George Harrison conheceu a música em meio a uma visita que fez a sua irmã mais nova nos Estados Unidos, em 1963. Enquanto passeava pelo interior de Illinois, comprou diversos discos – um deles foi o trabalho de James Ray que incluía "Got My Mind Set on You".

A gravação de Harrison emplacou a primeira posição nas paradas naquele ano e é um dos maiores sucessos do repertório de George. Ao chegar na primeira posição, "Got My Mind Set on You" quebrou o desempate que perdurava entre Harrison, John Lennon e Ringo Starr, todos com dois singles de sucesso em primeiro lugar como artistas solo. Porém o sucesso não se limita apenas aos anos 80, já que em 2022 "Got My Mind Set on You" também apareceu no top 10 dos Estados Unidos. No Reino Unido, a canção se instaurou no segundo lugar e por pouco não ocupou a primeira posição, que naquele ano era liderada por “China in Your Hand”, de T’Pau. Ainda assim, o single se classificou como o quinto mais vendido do ano de 1987, uma conquista marcante. Além de ‘Cloud Nine’, “Got My Mind Set On You” aparece nos álbuns Best of Dark Horse 1976-1989 e Let It Roll: Songs by George Harrison de 2009. Uma versão ao vivo foi gravada para o seu ‘Live in Japan de 1992. Dois vídeos para esta música foram gravados por George. O primeiro (dirigido por Gary Weis) estrelou um jovem Alexis Denisof disputando o coração de uma menina em um parque de diversões. Este vídeo apresenta Harrison e a banda na forma de um espectador de cinema, enquanto o jovem tentava ganhar uma bailarina de brinquedo para a menina.
O segundo, também dirigido por Weis, mostra Harrison sentado e tocando em uma sala. Enquanto a canção progride, móveis e quinquilharias começam a dançar junto com a música. No meio do vídeo, Harrison (um dublê) executa um backflip, um salto espetacular de sua cadeira e segue com a dança antes de saltar de volta ao seu lugar. Sensacional!

Nenhum comentário: