
"Attica State" é uma canção de John Lennon e Yoko Ono, da Plastic Ono Band. Aparece no álbum Some Time in New York City como a 3ª faixa. A música lamenta as vidas perdidas nos motins da prisão estadual de Attica , bem como as péssimas condições de vida e os direitos humanos negados aos prisioneiros nos Estados Unidos. "Attica State" também seria lançada como lado B do single principal de Some Time in New York City, que seria "The Luck of the Irish". O single pretendido recebeu o número de catálogo APPLE 1846, mas foi cancelado antes de ser lançado.
.jpg)
"Attica State" foi criada no 31º aniversário de Lennon, em 9 de outubro de 1971, quando seus amigos, incluindo Ringo Starr , Maureen Starkey, Phil Spector, Klaus Voormann, Mal Evans, Neil Aspinall, Eric Clapton, Allen Ginsberg e Jim Keltner, deram uma festa para Lennon e participaram de um coro. Uma das músicas que cantaram foi uma versão improvisada de "Attica State". Os tumultos haviam ocorrido apenas algumas semanas antes. A letra expressa compaixão pelos prisioneiros mortos nos motins, embora lamente a perda de todas as vidas. Lennon e Ono também fizeram uma dura crítica ao sistema judiciário e penal americano com versos como "Libertem os prisioneiros, prendam os juízes", "Todos vivem sufocados" e "Rockefeller puxou o gatilho, é isso que o povo sente". O verso final convoca o público a "Unir-se, juntar-se ao movimento / Defender os direitos humanos / O medo e o ódio nublam nosso julgamento / Liberte-nos a todos da noite sem fim".
Lennon apresentou a música ao vivo pela primeira vez em um comício para John Sinclair em 10 de dezembro de 1971. Esta versão aparece na trilha sonora de The US vs. John Lennon. Uma semana depois, ele apresentou a música em um show beneficente para as famílias dos mortos nos tumultos, que aconteceu no Apollo Theater em Nova York. Esta apresentação foi lançada na coletânea John Lennon Anthology de 1998. John Lennon – Vocal e guitarra; Yoko Ono – Vocal; Wayne 'Tex' Gabriel – guitarra; Stan Bronstein – Saxofone; Gary Van Scyoc – Baixo; Adam Ippolito – Piano, órgão; Richard Frank Jr. – Bateria e percussão; e Jim Keltner – Bateria