terça-feira, 25 de outubro de 2022

JOHN LENNON - SHAVED FISH - 1975 ★★★★★★★★★★★★


SHAVED FISH foi o sétimo álbum de John Lennon, lançado em 24 de outubro de 1975, pela Apple Records. É uma compilação de singles, abrangendo todos os compactos que foram lançados nos Estados Unidos de Lennon como artista solo. É a única coletânea solo lançada durante a sua vida e foi um sucesso comercial, atingindo ótimas colocações dos dois lados do Atlânticofinalmente recebendo disco de platina. Essa compilação, toda escolhida pelo próprio Lennon, inclui muitos dos seus sucessos mais populares, cinco dos quais ainda não tinham aparecido em nenhum outro álbum antes, apenas como singles. Oito deles ficaram no Top 40 na parada da Billboard. O lançamento de SHAVED FISH ocorreu menos de duas semanas após a resolução do litígio de longa duração que permitiu que Lennon pudesse ficar nos Estados Unidos ou onde quisesse.

O nome do álbum, também dado por Lennon vem de de um tal "katsuobushi", comida japonesa, uma espécie de peixe seco. A capa teve o design de Roy Kohara com belíssimas ilustrações de Bryan Michael para cada uma das músicas. O encarte, de um lado todo vermelho com as letras vazadas em branco e do outro, apenas um círculo vermelho sobre um fundo branco, demonstrava claramente a fascinação de Lennon pela cultura japonesa.
SHAVED FISH alcançou o número 8 no Reino Unido e o número 12 nos EUA. Também foi o último álbum de Lennon lançado pela Apple Records antes de seu encerramento em 1975 e revivida nos anos 90.

3 comentários:

Edu disse...

Em 1976, quando comprei o meu "Shaved Fish", eu tinha 14 anos e achei que tinha jogado meu dinheirinho fora. Na época, eu só tinha os Lps "Help!" e "Os Reis do Ié, Ié, Ié" e queria começar a conhecer as canções de Lennon de sua carreira solo (só conhecia "Imagine"). Detestei! Achei quase todas aquelas músicas "estranhas" e quando ouvi "Cold Turkey" pela 1ª vez, levei até um susto. Aquele cara que dava aqueles berros horríveis não poderia ser o mesmo John Lennon que a imagem que eu tinha dele era aquela dos filmes do Lester. Então passei a ouvir o disco de noite, de dia e toda hora que eu podia. Até começar a entender e gostar. Depois de decocar todas as músicas, consegui grana para comprar o meu "Mind Games" e o meu "Walls And Bridges". Inesquecível!

roque22 disse...

Escutei bastante este disco nos anos 70's. A faixa 9 Dream tocava muito na Radio. Na época, era a minha predileta (ao lado de Mind Games). É um dos meus prediletos ao lado do "Rock'n Roll".

roque22 disse...

"Mother" é muito Impactante! Valeu Edu pela postagem! Bastante tempo que eu não escutava este disco.