quinta-feira, 6 de outubro de 2022

STARDUST – ASCENSÃO E QUEDA DE UM POP STAR*******


Publicada originalmente aqui em 10 de novembro de 2012.
STARDUST é um filme inglês de 1974 dirigido por Michael Apted e estrelado por David Essex e Adam Faith. O filme é a sequencia de “That’ll be the Day”, de 1973, estrelado por David Essex e Ringo starr. Em continuação aos acontecimentos no final dos anos 1950 e início dos 60 do primeiro filme, os personagens Jim Maclaine (Essex), Mike (Faith), Jeanette e JD agora vivem entre meados dos 60 e início dos 70. STARDUST retrata a meteórica ascensão ao estrelato na carreira do popstar Jim Maclaine e, consequentemente, sua queda. MacLaine reuniu um grupo de músicos e formou a banda “The Stray Cats”, então pede para Mike ser o empresário da banda. Mike adquire uma nova van, alojamentos e uma sessão de gravação para o grupo. MacLaine logo se torna uma estrela massiva e está mergulhado no centro da atenção da mídia. Ele se entrega aos prazeres do sexo casual e do uso de drogas pesadas e o filme documenta os efeitos terríveis que o sucesso causou em MacLaine e sua relação com seus amigos e colegas.

Apesar das críticas, STARDUST ainda é uma dos melhores ficções de Rock n Roll já feitos. Hoje, com status de "cult". Com o enredo fortemente influenciado pelas referências aos Beatles, David Essex, mostra que não era apenas um bom cantor, mas um ator aceitável. As tendências autodestrutivas, são um fenômeno comum na indústria do entretenimento desde sempre, e por isso STARDUST é um grande filme. A canção-título, composta por Essex, tornou-se um clássico. Depois do sucesso de “That’ll be the Day”, o produtor David Puttnam trabalhou com um orçamento muito maior e um diretor mais experiente, Michael Apted. Muitos atores reprisaram seus papéis (David Essex, Keith Moon, Rosalind Ayres), mas Ringo Starr caiu fora por causa de uma semelhança desconfortável entre uma subtrama chave e a história da vida real de Pete Best e sua saída dos Beatles. O papel de Ringo - melhor amigo de Jim MacLaine, Mike - ficou para Adam Faith.
STARDUST  mostra Jim Maclaine atingir toda a fama e fortuna que sempre sonhou e, ao mesmo tempo um lado cruel destacando o quão vazias suas vitórias representavam. A partir do momento quando o gerente Mike (Faith) assina um contrato sobre os direitos de publicação das músicas de Jim, eles são explorados pelos promotores vorazes, agentes e advogados, com todas as decisões supostamente criativas, como por exemplo Jim "descobrir" sua espiritualidade proveniente de um cruel e imperativo lado comercial. Em STARDUST, praticamente tudo é planejado por outros, e não é de admirar Jim acabar recluso e enlouquecido. Perde tudo o que realmente significava algo para ele - namorada, esposa, filho e banda.

Com excelentes cenas dos estúdios de gravação e cenas de performances ao vivo que impressionam, STARDUST  é como um olhar para o interior da indústria da música pop com os gestores, promotores, produtores e executivos do estúdio todos tentando criar o "produto" em sua imagem, quando o produto é uma pessoa que se torna interessante. O slogan do filme é: "Mostre-me um menino que nunca quis se tornar uma estrela do rock e eu lhe mostrarei um mentiroso", mas STARDUST deixa claro que, se você realmente quer fazer sucesso no mundo da música, você seria muito melhor como advogado, contabilista ou agente, focando o centro das atenções firmemente em alguém, enquanto recolhe todas as recompensas nos bastidores. É um filme ácido, e até cínico, mas brutalmente honesto, mostrando em termos inequívocos, o que realmente está por trás da tríade “sexo, drogas e rock'n'roll”.

O álbum com a trilha sonora de STARDUST foi lançado em outubro de 1974 pela Ronco Records para coincidir com o filme. Algumas das músicas foram interpretadas pelos próprios artistas fictícios do filme, a banda Stray Cats. Além dos Stray Cats, o álbum duplo é repleto de estrelas, estão lá: Neil Sedaka, The Drifters, Del Shannon, The Zombies, Bobby Darin, Billy J. Kramer & The Dakotas, Dave Edmunds & The Electricians, The Beach Boys, Diana Ross & The Supremes, The Chiffons, Tommy Roe, The Fortunes, Martha Reeves & The Vandellas, Gerry & The Pacemakers, Stevie Wonder, Cat Stevens, The Mamas And The Papas, Lovin' Spoonful, The Animals, The Hollies, Procol Harum, The Who, Bee Gees, The Righteous Brothers, Derek & The Dominos, David Essex e ainda muitos, muitos outros.

Nenhum comentário: