domingo, 11 de fevereiro de 2018

MAHARISHI & ME - SUSAN SHUMSKY


Antes de Maharishi chegar na América em 1959, não havia "meditação", "mantra" ou "yoga". Dentro de 10 anos, ele fez isso sozinho. Seu papel com celebridades o colocou no centro das atenções. Mas seu verdadeiro legado é o seu dom da Meditação Transcendental (TM). Aqueles que seguiram o guru mais renomado do século XX foram pioneiros da ioga, e sua história é a história de uma geração inteira. “Maharishi & Me: Seeking Enlightenment with the Beatles' Guru”- Maharishi & Eu: Procurando Iluminação com o Guru dos Beatles - é um livro escrito por Susan Shumsky, uma inspectiva TM que viveu e estudou com Maharishi por 22 anos na Índia, nos Alpes Suíços, nos EUA e em outros lugares. Shumsky serviu em sua equipe pessoal durante seis desses anos. O livro foi lançado recentemente nos Estados Unidos e é provável que não apareça por aqui.
Somente poucas, das seis milhões de pessoas que aprenderam a TM em primeira mão com o próprio Maharishi, Shumsky foi uma delas, e ela derrama a história dos bastidores sobre esse guru enigmático e as celebridades que o seguiram. Em suas memórias, Shumsky revela detalhes fascinantes sobre o Ashram; o verdadeiro significado das músicas que os Beatles escreveram na Índia (incluindo "Sexy Sadie", "Dear Prudence", "Get Back" e mais); por que Maharishi acreditava que Ringo era o melhor meditador dos Beatles; o motivo pelo qual os Beatles deixaram a Índia e que não era sobre Mia Farrow; porque os Beatles fizeram um pacto para nunca divulgar o verdadeiro motivo de irem embora; a previsão chocante de Maharishi para os Beatles que se tornou realidade; o devastador comentário de Maharishi quando John Lennon tentou retornar dois anos depois; por que George Harrison pediu desculpas a Maharishi e histórias verdadeiras da intensa montanha-russa emocional de ser um discípulo de um autêntico guru da Índia. Susan Shumsky é premiada autora de 14 livros e pioneira no campo da consciência. O livro está à venda pela Amazon.

2 comentários:

Dani disse...

O livro deve ser interessante. Ringo ser o melhor meditador, essa me deixou surpresa. Afinal, se não me engano, ele não foi o primeiro dos quatro a voltar para a Inglaterra?

Edu disse...

Exatamente, Dani. Não perca o superespecial "Beatles na Índia" em alguns dias. Valeu!