Em 1977, dois novos álbuns gravados ao vivo dos Beatles chegaram às lojas de discos de todo o mundo. Um deles, "The Beatles At The Hollywood Bowl", foi lançado pela gravadora de longa data dos Beatles e contou com a produção de George Martin; o outro, "The Beatles - Live At The Star Club", teve a oposição da banda e um processo foi aberto na Inglaterra para tentar impedir o lançamento do álbum.
Durante a última excursão dos Beatles para Hamburgo naqueles tempos, no final de 1962, partes do último show dos Beatles no Star-Club (junto com outros shows) foram gravadas pelo gerente de palco do clube, Adrian Barber, para Ted "Kingsize" Taylor. Barber usou um gravador Grundig reel-to-reel, com um único microfone colocado na frente do palco. Taylor, líder do The Dominoes (que também tocava no clube), disse que John Lennon concordou verbalmente com o grupo ser gravado em troca de Taylor fornecer a cerveja durante suas apresentações, mas nenhum consentimento por escrito foi dado.
Taylor disse mais tarde que ofereceu as fitas para Brian Epstein em meados da década de 1960, mas que Epstein não as considerou de valor comercial e ofereceu apenas 20 libras por elas.Taylor disse que mantinha as fitas em casa, em grande parte esquecidas até 1973, quando decidiu analisar sua comercialização. Então, junto com Alan Williams (aquele que levou os Beatles para Hamburgo), os dois partiram em busca de viabilizar o lançamento de um álbum. Quando a existência das fitas foi divulgada pela primeira vez em julho de 1973, Williams planejava pedir à Apple pelo menos 100 mil libras esterlinas. Williams disse que depois se encontrou com George Harrison e Ringo Starr para oferecer as fitas por £ 5000, mas eles recusaram, alegando dificuldades financeiras na época. Williams e Taylor juntaram-se a Paul Murphy, chefe da Buk Records, para tentar encontrar uma saída para as fitas.
A Lingasong Records foi uma gravadora formada por Paul Murphy com o único propósito de produzir e comercializar o álbum ao vivo The Beatles Live! no Star-Club em Hamburgo, Alemanha; 1962. O álbum foi lançado em 1977 depois que os Beatles perderam um processo judicial para tentar bloqueá-lo. A Lingasong se uniu a outras gravadoras para sua distribuição do em vários países, e as próprias canções foram posteriormente licenciadas para outras gravadoras. Em 1996, a Lingasong lançou o álbum em CD, provocando outra reação dos Beatles, só que dessa vez, a Lingasong perdeu o caso em 1998 e concordou em parar todas as vendas do álbum e entregar as fitas originais aos Beatles. Embora a baixa qualidade do som limite seu apelo comercial, "The Beatles - Live At The Star Club" fornece uma visão histórica sobre a performance do grupo num período já após a entrada de Ringo Starr, mas bem antes do estrelato e do surgimento da Beatlemania. Um discãozaço! THE BEATLES - STAR CLUB - HAMBURGO – 1962
Um comentário:
Adoro essas histórias com os Early Beatles!
Postar um comentário