segunda-feira, 22 de março de 2021

É O SUCESSO! THE BEATLES - CAN'T BUY ME LOVE*****


Há 57 anos, os Beatles estabeleceram um novo recorde de vendas antecipadas nos Estados Unidos ao vender 2.100.000 cópias do single "Can't Buy Me Love", lançado no dia 16 de março de 1964 no país e quatro dias depois no Reino Unido.

"Can't Buy Me Love" foi um megassucesso quando lançado como lado A do sexto single dos Beatles, que trazia “You Can’t Do That” como lado B. Foi composta principalmente por Paul McCartney e creditada à parceria Lennon e McCartney. "Can't Buy Me Love" também foi incluída no álbum A Hard Day’s Night e no filme aparece duas vezes: A primeira em uma cena em que eles escapam do estúdio de televisão para brincar no campo; e a outra com o grupo correndo de e para uma delegacia de polícia, com policiais em sua perseguição. O single liderou as paradas no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e Suécia. No Reino Unido, foi o quarto single mais vendido dos anos 1960.

"Can't Buy Me Love" foi composta principalmente por Paul McCarney enquanto o grupo estava hospedado no luxuoso hotel George V em Paris para uma temporada de 19 dias no Olympia Theatre. A letra é um pouco confusa: ele parece se oferecer para comprar amor com diamantes e outras coisas e depois diz que o dinheiro não pode comprar seu próprio amor. Em 1966 um jornalista americano perguntou a Paul se a música se referia a uma prostituta. Paul disse que todas as músicas deles podiam ser interpretadas de vários modos - mas pensar que essa se referia a uma prostituta era ir longe demais, cara. A música supostamente se dirigia a princípio a “meu amor”, depois trocado por “minha amiga” para dessexualizá-la - o que é esperto, mas reforça a teoria de que seria uma prostituta, ou alguém cujo nome ele ignora. “Say you dont need no diamond ring” (Diga que não precisa de nenhum anel de diamante) é uma dupla negativa não gramatical em inglês.
Na época em que "Can't Buy Me Love" foi lançada, os Beatles  eram um verdadeiro fenômeno mundial. A canção liderou as paradas de quase todos os países em que foi lançada. Lançada nos Estados Unidos um pouco antes do que na Grã-Bretanha, vendeu mais de dois milhões de cópias em sua primeira semana e ganhou um disco de ouro no dia de seu lançamento nos Estados Unidos, 16 de março de 1964. Estabeleceu quatro recordes na Billboard Hot 100. O primeiro foi o maior salto para o primeiro lugar, acima do número 27. Os Beatles também ocuparam as cinco primeiras posições na parada de 4 de abril de 1964 - "Can't Buy Me Love" seguida por “Twist And Shout”, “She Loves You”, “I Want To Hold Your Hand” e “Please Please Me”. Isso nunca foi igualado. "Can't Buy Me Love" deu aos Beatles a quebra de recorde de três singles consecutivos em primeiro lugar, sendo os anteriores “I Want To Hold Your Hand” e “She Loves You”. Além disso, durante a segunda semana da música no topo, a partir de 11 de abril, o grupo teve 14 músicas na Hot 100 simultaneamente. Na Grã-Bretanha, o single foi lançado em 20 de março de 1964. Quebrou menos recordes, mas ainda assim foi um sucesso fenomenal. "Can't Buy Me Love" teve pedidos antecipados de mais de um milhão, e se tornou o quarto single número um dos Beatles no Reino Unido.

"Can't Buy Me Love" foi gravada principalmente em 29 de janeiro de 1964 no Pathé Marconi Studios da EMI em Paris. Foi concluída em apenas quatro tomadas após a gravação de 'Sie Liebt Dich' e 'Komm, Gib Mir Deine Hand', que terminou antes do previsto. O trabalho teve continuação em 25 de fevereiro e depois em 10 de março. Foi produzida por George Martin e teve como engenheiros Norman Smith e Geoff Emerick. Os Beatles estão em seus instrumentos habituais. "Can't Buy Me Love" aparece nos álbuns A Hard Day's Night (1964); A Collection of Beatles Oldies (1966); Hey Jude (1970); 1962–1966 (1973); The Beatles At The Hollywood Bowl (1977), Live At The BBC (1994); Anthology 1 (1995); e 1 (2000).

Nenhum comentário: