terça-feira, 30 de março de 2021

ROBERTO CARLOS - JOVEM GUARDA - 1965


Jovem Guarda foi o quinto álbum do cantor e compositor Roberto Carlos, lançado em novembro de 1965. O LP foi gravado no mês de setembro com a banda The Youngsters. O organista Lafayette foi determinante em canções como "Escreva uma Carta meu Amor", "Mexerico da Candinha", "Eu Te Adoro", "Meu Amor" e na faixa principal que abre o disco, "Quero que Vá Tudo pro Inferno", e que exerceu grande impacto na época
O disco levou o nome do programa apresentado pelo cantor na TV Record, sucesso de audiência na década de 1960. A ideia de batizar o LP como Jovem Guarda foi de Othon Russo, diretor da CBS, argumentando que isto reforçaria tanto a venda do disco como a audiência do programa da Record.

"Jovem Guarda" tem como principal destaque "Quero que Vá Tudo pro Inferno", um dos maiores sucessos da carreira do cantor capixaba. A canção abriu o disco, que ainda contou ainda com "Lobo Mau", "O Feio", "Mexerico da Candinha", "Pega Ladrão" e "Não é Papo Pra Mim". Em 2007, o álbum foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o 85º melhor disco brasileiro de todos os tempos. A banda The Youngsters aparece na contracapa e participou de todas as faixas, com sua instrumentação e som característicos. Teve participação proeminente na gravação deste disco, o tecladista Lafayette. Em 2013, o disco entrou para o Hall da Fama do Grammy Latino.

Um comentário:

roque22 disse...

Getulio Cortes escreveu varios rocks para RC. Pega Ladrão: Gosto da versão gritada do mestre Raul num pot-pourri do seu disco "20 anos de rock"