segunda-feira, 1 de março de 2021

THE ROLLING STONES - AFTERMATH - 1966


Como era, por exemplo, andar por Londres, nas disco­tecas, com os Stones e tudo mais?
Foi um ótimo período. Éramos como os donos do pedaço, e muito próximos dos Stones. Não sei o quão próximo os outros eram, mas eu passei muito tempo com Brian e Mick. Eu os admiro, sabe. Curti desde a primeira vez que os vi, seja lá de onde quer que eles tenham saído, Richmond. Nós costumávamos andar por Londres e nos encontrar e falar sobre música com Eric Burdon e os caras do Animals e tudo mais. Era como um clube fechado, uma cena realmente muito boa.
John Lennon em entrevista para a revista Rolling Stone - janeiro de 1971.
“Aftermath” foi o quarto álbum de estúdio na discografia britânica dos Rolling Stones, lançado em 15 de abril de 1966, pela Decca Records e ABKCO. Foi lançado em 20 de junho de 1966 nos Estados Unidos, pela London Records e ABKCO, sendo seu sexto álbum na discografia americana. O álbum mostrou um grande avanço dos Stones, sendo o primeiro álbum da banda a ter exclusivamente composições de Mick Jagger & Keith Richards“Aftermath”  também foi o primeiro álbum dos Stones gravado inteiramente nos Estados Unidos, no lendário estudio da RCA, em Hollywood, e o primeiro álbum a ser lançado em estéreo. Foi o segundo álbum dos Stones a atingir um milhão de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. Em 2002, ambas as edições de “Aftermath”  foram reeditadas em CD remasterizado pela ABKCO Records. Em 2003, a edição americana de “Aftermath”  ficou na 109º posição na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

O álbum também é notável por sua experimentação musical, com Brian Jones tocando uma variedade de instrumentos não usualmente associados ao rock, inclusive a cítara em "Paint It, Black", o Appalachian dulcimer em "Lady Jane" e "I Am Waiting", as marimbas e o xilofone africano em "Under My Thumb" e "Out of Time", gaita em "High and Dry" e "Goin 'Home", bem como guitarra e teclados. A faixa "Going Home" e seus mais de 11 minutos também é um destaque. Sobre "Going Home" Bill Wyman disse: "Foi a primeira gravação longa de rock'n'roll. Quebrou a barreira dos 2 minutos. Ninguém sentou e pensou em fazer uma faixa de 11 minutos. A canção foi escrita até os 2 minutos e meio. Quando estávamos gravando, esperávamos um sinal para parar mas ninguém sinalizou nada. Então continuamos. Há uma parada na bateria; quando Keith jogou o casaco em cima de Charlie, mas isso não o fez parar".

Tal como aconteceu com todos os discos dos Stones pré- Their Satanic Majesties Request, edições diferentes foram lançadas no Reino Unido e nos Estados Unidos. Esta era uma característica comum dos álbuns pop britânicos naquela época, a mesma prática foi aplicada a todos os álbuns dos Beatles antes de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band — porque os álbuns pop britânicos não incluíam faixas que haviam sido lançadas como singles e geralmente tinham 13 ou 14 faixas e os americanos 11 ou 12.
A versão americana tem capa diferente e eliminou "Out of Time", "Take It or Leave It", "What to Do" e "Mother's Little Helper". Todas as quatro faixas foram posteriormente lançadas nos Estados Unidos em outras compilações, e "Mother's Little Helper" foi também lançada como single em 1966, atingindo # 8 nas paradas da Billboard. Em seu lugar, o álbum tem o hit # 1 "Paint It, Black"“Aftermath” chegou a # 2 nos Estados Unidos, indo a platina.

Sobre a contibuição de Brian Jones no álbum, Andrew Oldhan disse: "As contribuições de Brian Jones podem ser ouvidas em todas essas faixas gravadas no RCA. O que aquele cara não conseguia tocar, ele saía e aprendia. Você pode ouvir as 'cores' que ele encaixou em Lady Jane e Paint It Black". Keith Richards disse em 1971 sobre a participação de Brian em "Lady Jane": "Brian toca dulcimer nesta faixa, pois ele curtia muito Richard Farina. Pra mim, Lady Jane é bastante Elisabetana". Sobre Brian em "Under My Thumb" ele disse: "Brian ainda era fantástico fazendo discos, pois ele era bastante versátil. Ele tocou marimbas nesta faixa. Ele meio que perdeu interesse na guitarra. Ao mesmo tempo, ele encaixou cores diferentes nas músicas, com outros instrumentos e outras ideias. Ele era um músico super inventivo". Quando questionado se os Stones estariam imitando os Beatles na faixa "Paint It Black" Brian respondeu: "Que babaquice. Você deve também dizer que copiamos as outras bandas que tocam guitarras. Todos perguntam se esta será a nova onda. Particularmente, não gostaria que fosse. Olhe, Norwegian Wood, atmosfericamente é minha canção preferida dos Beatles”.

Um comentário:

roque22 disse...

"Under My Thumb", "Paint It Black" e "Lady Jane": 3 Clássicos. Mais postagens dos Stones!