terça-feira, 27 de julho de 2021

TRÊS CLÁSSICOS QUE OS BEATLES CRIARAM EM PARIS


Os Beatles já eram alguns dos compositores mais prolíficos que o mundo já viu quando pousaram em Paris em 1964. Foi durante esse período que os Fab Four estavam rapidamente se tornando a banda mais procurada do planeta. O mundo estava fervilhando com a Beatlemania e, à medida que o grupo começou a colocar em prática seu plano para o estrelato pop, o clamor por mais e mais conteúdo ficou cada vez mais forte. Isso significava que durante as turnês, a banda teria que escrever seus álbuns e trilhas sonoras de filmes subsequentes.

Em 14 de janeiro de 1964, os Beatles fizeram seu caminho para Paris para fazer seus primeiros shows na França. Durante a turnê, hospedaram-se no prestigioso Hotel George V onde um piano foi instalado em sua suíte. Esperava-se que a parceria poderosa de composição da banda, John Lennon e Paul McCartney, igualassem seus esforços anteriormente impressionantes e escrevessem algumas novas obras-primas do pop. No ventre de um hotel parisiense, eles escreveriam três deles.
Em um conjunto exaustivo de apresentações que nenhum artista completaria hoje, os Beatles realizaram 18 dias de concertos no Teatro Olympia de Paris, tocando até três sets por dia. A estrela da banda estava crescendo rapidamente e, embora a França até então, nunca tenha realmente levado os Fabs a sério, eles ainda foram recebidos por uma multidão quando o grupo pousou. Esperar que se apresentassem em datas tão intensas era uma coisa, mas eles também deveriam compor mais material novo.
O grupo estava preparando A Hard Day's Night e esperava entregar as canções do álbum e do filme em três sessões intensivas de composição. "Can't Buy Me Love", "If I Fell" e "I Should Have Known Better" tornaram-se três das canções mais queridas do álbum, e elas chegaram enquanto Lennon e McCartney se encaravam, martelando as teclas do piano.
O filme de estreia dos Beatles sempre pressionou os dois principais compositores do grupo. A necessidade de produzir momentos de perfeição pop na tela e garantir que o álbum superasse o esforço anterior. O piano vertical colocado na suíte do hotel era provavelmente um demônio iminente no canto, exigindo que eles contribuíssem com seu sangue, suor e lágrimas para seu ofício. As novas canções pop precisavam de uma direção, e Paul McCartney, especialmente, sempre olhou para o passado em busca de inspiração: “Can't Buy Me Love" era minha tentativa de escrever de um modo blues. A ideia por trás disso era que todos esses bens materiais estão todos muito bem, mas eles não vão me comprar o que eu realmente quero. Era uma música muito viciante. Ella Fitzgerald mais tarde fez uma versão que me deixou muito honrado”. Embora a música tenha sido escrita no George V Hotel, Lennon normalmente se distanciava da faixa: “É do Paul completamente. Talvez eu tenha algo a ver com o refrão, mas não sei. Sempre considerei essa música dele”
Depois de um número de Paul McCartney, parece certo que Lennon deveria trazer uma balada e outra música supostamente escrita no hotel, era a linda 'If I Fell'. A faixa mostra Lennon em um estado de espírito confessional: “Essa é minha primeira tentativa de escrever uma balada de verdade. Essa era a precursora de 'In My Life'. Tem a mesma sequência de acordes de 'In My Life': Ré e B menor e E menor, esse tipo de coisa. E é semi-autobiográfico, mas não conscientemente. Mostra que escrevi baladas de amor sentimentais, canções de amor bobas, há muito tempo”. McCartney sempre observou que a música mostrava um lado diferente da figura geralmente polarizadora de John Lennon. “As pessoas tendem a esquecer que John escreveu algumas baladas muito boas. As pessoas tendem a considerá-lo uma pessoa sagaz, agressiva e abrasiva, mas ele tinha um lado muito caloroso que não gostava de mostrar no caso de ser rejeitado. Nós escrevemos 'If I Fell' juntos, mas com ênfase em John porque ele cantou. Foi um bom número de harmonia, muito mais que uma balada”.
Outra música aparentemente composta no piano vertical foi 'I Should Have Known Better'. Esta pode muito bem ter insatisfeito o compositor - Lennon disse que era “apenas uma música; isso não significa absolutamente nada". Mas a faixa ainda é um reflexo preciso de um grupo pop descobrindo seu poder ao receber influências do folk de Nova York, ou seja, Bob Dylan e sua gaita. Ela também fornece uma das cenas mais bacanas do filme, pois mostra a banda jogando cartas em um trem enquanto a futura esposa de George Harrison, Pattie Boyd, observava.

As sessões de Paris são uma destilação genuinamente potente do que tornou os Beatles uma cultura pop tão colossal. Diante do delírio de fazer uma série de shows em Paris, com um público histérico, o grupo ainda conseguiu encontrar tempo para escrever algumas das canções mais alegres e populares de seu antigo cânone. Com um piano e alguns minutos por dia para compartilhar seus pensamentos e esboços, Paul McCartney e John Lennon poderiam escrever uma canção pop tão hilária como 'Can't Buy Me Love' nas mais extraordinárias das circunstâncias.

Nenhum comentário: