terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

STARS ON 45 - THE BEATLES MEDLEY - 1981


No verão de 1981, depois de alguns anos, as músicas dos Beatles voltava a dominar as ondas do rádio. Só que em vez de John, Paul, George e Ringo, o mundo teve que se contentar com Bas, Hans, Jaap e Okkie – os músicos de estúdio holandeses por trás do fenômeno chamado Stars on 45. Não tanto uma banda, mas um plano de negócios audacioso, Stars on 45 subiu até o topo das paradas pop em junho de 1981, com um single cujo título incrivelmente longo leva quase tanto tempo para ler quanto a música em si leva para tocar: “Medley: Intro ‘Venus’/Sugar Sugar/No Reply/I’ll Be Back/Drive My Car/Do You Want To Know A Secret/We Can Work It Out/I Should Have Known Better/Nowhere Man/You’re Going To Lose That Girl/Stars On 45”. STARS ON 45 foi um projeto iniciado pelo holandês Jaap EggermontInspirado por um bootleg de 12 polegadas gravado por Alto Passion com músicas dos Beatles em uma batida de discoteca, Eggermont contratou os vocalistas Bas Muys (pretensa voz de John Lennon), Hans Vermeulen (pretensa voz de George Harrison) e Okkie Huysdens (pretensa voz de Paul McCartney) para recriar o medley para lançamento oficial. Lançado pouco depois da morte de Lennon, o lançamento provou ser um sucesso não só na Holanda, mas em todo o mundo. Após o sucesso inicial, mais medleys foram produzidos, incluindo ABBA, Stevie Wonder, Rolling Stones e mais tarde, com The Star Sisters, também um medley de The Andrews Sisters dos anos 40. Stars on 45 foram renomeados "Stars On" para o mercado americano e "Starsound" para o Reino Unido. A fórmula de Stars on 45 foi um sucesso comercial empolgante. Não só produziu um hit # 1 em 1981, mas levou a vários acompanhamentos que figuraram na Billboard Hot 100: "Stars on 45 Medley # 2" (com mais músicas dos Beatles); “More Stars” (desta vez exumando vários sucessos da Motown); e “Stars on 45 III: A Tribute to Stevie Wonder”. Também gerou uma mini-tendência de medleys amontoados, incluindo dois sucessos no Top 40 com “The Beach Boys Medley” (1981) e “The Beatles Movie Medley” (1982).

3 comentários:

Mônica Soares disse...

Além das vozes muito parecidas, a instrumentação e os arranjos também são show! Gostei, boa pra dançar

Edu disse...

Na época, tocava muito no rádio direto. Eu odiava, porque a maioria dos meus amigos ignorantes achava que eram os Beatles e ficavam me gozando... nunca imaginaria que 40 anos depois, eu mesmo estaria mostrando isso para alguém. E pior: também gostei!

roque22 disse...

Realmente, tocou muito nas rádios. Não gostava e continuo não gostando. Fiz uma playlist para escutar as versões originais na mesma ordem do medley.