segunda-feira, 4 de setembro de 2023

PAUL MCCARTNEY & WINGS - BIP BOP - 1971


Logo após o fim dos Beatles, Paul McCartney lançou seu primeiro álbum solo - McCartney - somente com a participação de sua mulher, Linda, em alguns backing vocals. No segundo álbum de Paul, houve a participação de outros musicos entre eles o baterista Denny Seweill. Em 3 de agosto de 1971, Paul McCartney anunciou a formação do Wings ao lado de Linda, do guitarrista Denny Laine (ex-Moody Blues) e do baterista Denny Seiwell. O primeiro álbum do grupo, Wings Wild Life, lançado em 15 de novembro de 1971, foi severamente atacado pela crítica, mas conseguiu boas posições nas paradas britânicas e norte-americanas.
“Bip Bop” é a segunda faixa do ábum, e assim como outras composições dessa época, como “Hey Diddle” e “Great Day”, “Bip Bop” fazia parte da coleção de temas que Paul McCartney usava no início da década para divertir as filhas em casa. Composta por Paul e Linda, a inofensiva balada já existia alguns meses antes de ser levada para as sessões de gravação em Abbey Road. Nessa balada folk e vaudeville ao mesmo tempo, Paul canta o tema quase infantil: “‘Bip Bop’ era apenas um riff que eu fazia na primeira corda do violão, algo meio blues, e que minha filha Mary gostava de ouvir. Na verdade, as palavras Bip Bop eram repetidas por ela, a todo momento, e fizemos a música a partir daí”. Gravada em Abbey Road em julho com Paul na guitarra, Denny Laine no violão, Linda na pandeirola e Denny Seiwell na bateria. Em outubro, mais instrumentos seriam adicionados, como contrabaixo e percussão, tocados por Paul e Denny Seiwell, respectivamente. “Bip Bop” seria mixada em mono para dar à música uma atmosfera de anos 1930-1940. Assim como em “Mumbo”“Bip Bop” também reaparece em forma instrumental no LP (não creditada). O título “Bip Bop Link” só apareceria na versão em CD de Wild Life.

E por último, um vídeo sensacional de Paul McCartney & Wings tocando “Bip Bop” ao vivo no programa The Bruce McMouse Show, em 1972, já com o excelente Henry McCulloch como guitarrista. Sensacional!

Nenhum comentário: