Yellow Submarine Songtrack foi o nome dado ao álbum de compilação com a trilha sonora dos Beatles para o relançamento de 1999 do filme Yellow Submarine de 1968. O filme foi relançado em 13 de setembro de 1999 no Reino Unido e no dia seguinte nos Estados Unidos. Em nítido contraste com outras remasterizações dos Beatles disponíveis, as músicas foram totalmente remixadas por Peter Cobbin em Abbey Road a partir das fitas multipistas originais, algo não feito para o lançamento do CD original do catálogo dos Beatles no final dos anos 1980, nem os álbuns remasterizados de 2009. Trinta anos depois do lançamento original do filme, foi decidido que ele seria restaurado e também seria feita a digitalização da trilha sonora. Este álbum é o resultado dessa remasterização.
Lançado em 1999, "Yellow Submarine Songtrack" foi o primeiro disco dos Beatles a passar por remixagem digital e, ainda mais significativo, a trilha sonora que ocupava o lado B foi descartada em favor da maioria das músicas usadas no filme e não incluídas no LP original.
Esta remixagem das faixas é, sem dúvida, o grande destaque desse lançamento. Na época em que os Beatles gravaram estas músicas, eles tinha acesso apenas a gravadores de quatro canais; Por volta do final da década de 1990, a tecnologia digital e a gravação em 24, 32 e até mesmo 48 canais possibilitou a remasterização do material dos Beatles, que em muitos casos revelou detalhes até então ocultos nas profundezas sonoras. A diferença mais óbvia para o ouvinte que compara essas gravações com as originais é a ausência da peculiar intercalação dos canais esquerdo e direito do estéreo, que colocava alguns vocais apenas em um canal. As novas mixagens centralizam os vocais e "espalham" os instrumentos ao redor. "Yellow Submarine Songtrack" entrou nas paradas britânicas em 25 de setembro de 1999 e lá permaneceu por cinco semanas, chegando a atingir a oitava posição. O álbum chegou aos 20 Mais da revista Billboard, ocupando a 15ª posição por 15 semanas, com vendas de mais de meio milhão de cópias em menos de dois meses no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário