segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

THE BEAT COMBO - MY BONNIE & CRY FOR A SHADOW


“My Bonnie”, a lendária canção da gênesis dos Beatles rumo a sua escalada do sucesso, originalmente se chamava "My Bonnie Lies over the Ocean". É uma canção folclórica tradicional escocesa que continua a ser popular ainda hoje, principalmente depois do sucesso dos Beatles. Embora a origem da canção seja incerta, seu tema pode ter sido feito a partir de Charles Edward Stuart ("Bonnie Prince Charlie"). Após sua derrota na Batalha de Culloden em 1746 e seu subsequente exílio, seus partidários jacobitas poderiam tê-la cantado em sua honra, e graças à ambiguidade do termo "bonnie", que pode se referir tanto a uma mulher, bem como a um homem, eles poderiam fingir que era uma canção de amor. Em 1881, Charles E. Pratt publicou partituras para "Bring Back My Bonnie to Me". O estudioso Theodore Raph, em seu livro de 1964 “American song treasury: 100 favorites” escreve que as pessoas estavam pedindo a música em lojas de partituras na década de 1870, e Pratt foi convencido a publicar uma versão dele usando os pseudônimos H.J. Fuller e J.T. Wood, e a canção tornou-se um grande sucesso, especialmente popular com grupos de faculdade e também popular em qualquer situação de grupos de canto.

Anos e anos depois, “My Bonnie” foi o primeiro disco lançado comercialmente pelos Beatles, tendo o vocalista inglês Tony Sheridan e foi gravada em Hamburgo, nos dias 22 e 23 de junho de 1961, com arranjo e letras de Sheridan e produzida por Bert Kaempfert. Da gravação participaram: Tony Sheridan: vocais e guitarra; John Lennon: backing vocals e guitarra; Paul McCartney: backing vocals e baixo; George Harrison: backing vocals e lead guitar e Pete Best na bateria. Os Beatles se apresentaram com Sheridan por algumas noites no Top Ten de Hamburgo. Chamaram a atenção do bandleader alemão Bert Kaempfert, que sugeriu que Sheridan e o grupo gravassem algumas músicas juntas. A gravação teve lugar numa fase de conversão na escola Friedrich-Ebert-Halle de Hamburgo. Os Beatles foram a banda de apoio para Sheridan, que liderou os vocais, e juntos também gravaram “The Saints”, numa versão mais animada de “When The Saints Go Marching In”.
“My Bonnie”, tinha sido escolhida por causa de sua popularidade com os marinheiros de Hamburgo; Fazia parte do show dos Beatles pela mesma razão. A introdução estilo ‘Love Me Tender’ foi cantada por Sheridan com o arranjo de valsa tradicional da canção, antes da mudança de ritmo que levou a música para o reino do Rock 'n' Roll. Harrison executou a guitarra principal na gravação, embora Sheridan tenha tocado o solo, que foi unido mais tarde em uma tomada diferente. Duas versões de edição também foram gravadas para a introdução, em inglês e alemão - a tradução foi feita por Bernd Bertie. Após a gravação, o grupo - sem Sheridan - gravou outras duas canções de sua própria escolha: “Ain’t She Sweet” e “Cry For A Shadow”“My Bonnie” foi lançada como single, tendo “The Saints”, como lado B, em outubro de 1961 creditada a Tony Sheridan e The Beat Brothers e alcançou o número cinco na parada de singles alemães. O compacto foi lançado na Grã-Bretanha em 5 de janeiro de 1962, como Tony Sheridan e The Beatles.
Além de ser o primeiro disco comercialmente lançado pelos Beatles, “My Bonnie” teria ainda um papel mais importante em sua história: chamou a atenção do proprietário da loja de discos Nems de Liverpool, Brian Epstein. Diz a lenda que um fã local chamado Raymond Jones teria entrado na loja e pedido a música “My Bonnie” com os Beatles. Brian jura que nunca tinha ouvido falar desse grupo. Soube que tocavam no Cavern Club e foi vê-los. Apaixonou-se por eles e tornou-se seu empresário. Apesar da beleza romântica dessa história, sabe-se hoje que foi uma grande lorota inventada por Brian e seu assistente Alistair Taylor, para romancear a lenda dos Beatles. O tal “Raymond Jones” da história nem sequer teria existido. Aqui a gente confere a versão gravada por Sheridan e os Beatles, e as explosivas versões de The Pete Best Band e The Beats (com Pete Best). Imperdíveis!

Composta por George e John, "Cry For A Shadow" é a única colaboração, lançada ou não, entre Harrison e Lennon apenas. A abertura e o tema principal foram criados por George; Lennon acrescentou os acordes de acompanhamento. Trata-se de uma gravação interessante, embora simples, que consiste em abertura e tema principal, tocado três vezes, com mais alguns compassos acrescentados no final. A guitarra solo de George realmente se destaca - não é dada oportunidade a ele nas outras faixas -, e os vários gritos e berros dos Beatles dão mais empolgação à música. Ainda não havia consenso quanto ao título mesmo depois da gravação, e "Cry For A Shadow" foi decidido no cara ou coroa. De qualquer forma, os Beatles achavam a segunda opção, "Beatle Bop", fraco demais, e acabaram se contentando com a escolha do acaso. "Cry For A Shadow" foi gravada nos dias 22 e23 de junho de 1961. Teve como produtor Bert Kaempfert e teve Karl Hinze como engenheiro. Os Beatles estão em seus instrumentos habituais: George Harrison - guitarra solo; John Lennon - guitarra base; Paul McCartney – baixo e Pete Best – bateria.
Quando "Cry For A Shadow" foi gravada em junho de 1961, Cliff Richard and The Shadows eram o grupo número 1 do Reino Unido. Desde o primeiro sucesso deles, "Move It", em outubro de 1958, Richard estivera no Top 10 dez vezes, e The Shadows tinham começado a produzir seus próprios hits instrumentais. Apesar dos Beatles considerarem Cliff Richard contido demais, eram admiradores de The Shadows. Paul aprendeu os acordes de abertura de "Move It" assistindo ao movimento dos dedos do guitarrista Hank Marvin no programa Oh Boy! e, quando Cliff Richard tocou pela primeira vez em Liverpool, em 12 de outubro de 1958, Paul estava na plateia.

"Cry For A Shadow", era uma música instrumental que deveria soar como os Shadows. Ela se tornou a primeira composição dos Beatles a parar em um disco, quando apareceu em My Bonnie, álbum alemão de 1962 deTony Sheridan, em que o "grupo de apoio" foi registrado como ‘The Beat Brothers’. “Foi um pouco decepcionante porque esperávamos conseguir um contrato de gravação para nós mesmos. Apesar de termos feito 'Ain't She Sweet' e a instrumental “Cry For A Shadow” sem Sheridan, eles nem mesmo colocaram nosso nome no álbum”, disse George Harrison no Anthology.
A composição surgiu por acidente. Rory Storm estava na Alemanha e pediu que George tocasse um sucesso recente de The Shadows - "Apache" ou "Frightened City" —, e George tocou algo novo, ou por­que não lembrava a melodia das músicas dos Shadows ou de brinca­deira. Primeiro ele a chamou de "Beatle Bop", mas depois, em homenagem à inspiração original, "Cry For A Shadow".

“Cry For A Shadow” foi gravada na Alemanha quando o produtor da gravadora Bert Kaempfert contratou os Beatles para tocar com Sheridan em uma gravação. Natural de Norwich, Sheridan, um veterano, passava muito tempo na Alemanha, e Kaempfert queria que ele fizesse versões mais roqueiras de standards como "My Bonnie". Os Beatles ganharam seu lugar ao sol com "Ain't She Sweet" e "Cry For A Shadow".
Brian Epstein, responsável por tirar os Beatles das jaquetas de couro e colocá-los em ternos de alfaiataria, encorajou a banda a copiar a indumentária e os bons modos de palco de The Shadows. Os dois grupos se conheceram em 1963 em uma festa em Londres e, em junho do mesmo ano, Hank, Bruce e Brian Locking foram para o aniversário de 21 anos de Paul em Liverpool.

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