quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

PAUL McCARTNEY & WINGS - 🌹 RED ROSE SPEEDWAY MEDLEY - 1973 - SENSACIONAL! ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


RED ROSE SPEEDWAY foi o quarto álbum de Paul e segundo com o Wings, que nessa época eram Paul McCartney, Linda McCartney, Denny Laine, Denny Seiwell e o guitarrista Henry McCulloughGravado em dezembro de 1972 e lançado em 30 de abril de 1973 e creditado a "Paul McCartney and Wings"RED ROSE SPEEDWAY foi lançado precedido por seu primeiro single, a baladona "My Love". Inicialmente a ideia era fazer um álbum duplo, mas isso foi logo descartado. Antes do lançamento, o compacto "My Love", explodiu nos primeiros lugares nas paradas dos Estados Unidos. Foi a segunda música escrita por McCartney a atingir o primeiro lugar naquele país após a separação dos Beatles (a primeira foi "Uncle Albert" do álbum Ram). Mas "Speedway" vai muito além de "My Love".
"Big Barn Bed", assinada por Paul & Linda McCartney abre o álbum. Assim como as faixas "Get On the Right Thing" e "Little Lamb Dragonfly", também do Speedway"Big Barn Bed" foi um resquício da carreira solo dos McCartney. Uma versão ao vivo de "Big Barn Bed" também foi incluída como faixa de abertura no especial de televisão "James Paul McCartney", transmitido em 10 de maio de 1973. O sucessão "My Love" vem em seguida, com "Get On the Right Thing" logo depois. A bonitinha e fofinha  "One More Kiss" foi composta para sua filha Mary e o lado 1 termina com "Little Lamb Dragonfly". No lado 2 do discão, só mais pérolas, começando com a totalmente McCartneyana "Single Pigeon", composta por Paul que usou o pássaro do título como metáfora para a solidão. "When The Night" foi gravada no Olympic Sound Studios em Londres em 7 de março de 1972 e finalizada com overdubs adicionados no AIR Studios. Foi uma das primeiras músicas gravadas para o álbum. "Loup (1st Indian on the Moon)" é uma faixa instrumental, longa (4:23) e sem letra.

Mas o melhor do álbum ficou para o final: o sensacional medley com quatro músicas emendadas: "Hold Me Tight", "Lazy Dynamite", "Hands Of Love" e encerra com "Power Cut"Assim como aconteceu com Abbey Road, as músicas do medley, que dura 11 minutos foram gravadas separadamente. A linda "Hold Me Tight" foi gravada em Abbey Road em 15 de setembro de 1972 em sete tomadas. O sétimo take se tornou um master, onde Denny Laine e Henry McCullough fizeram overdub de uma versão solo de guitarra dupla. "Hold Me Tight" foi a única faixa em que Paul usou o mesmo título de uma música dos Beatles - "Hold Me Tight", do álbum With The Beatles de 1963. "Lazy Dynamite", a segunda do medley, foi gravada em três takes em Abbey Road em 16 de setembro de 1972, sendo o último escolhido como o melhor. McCartney tocava piano e cantava um vocal guia, e Denny Laine tocava gaita. "Hands Of Love" foi gravada em oito takes, quatro dos quais completos, em Abbey Road em 1º de outubro de 1972. No final da sessão, o engenheiro de estúdio Alan Parsons editou juntos o take seis de "Hands Of Love" e o terceiro de "Lazy Dynamite". Por último, a melhor: "Power Cut" (corte de energia), inspirada nos apagões de luz que os Wings encontraram durante sua primeira turnê pelas universidades no Reino Unido. A banda começou a gravar "Power Cut" em Abbey Road em 3 de outubro de 1972. Gravaram três takes, mas nenhum foi considerado bom e no dia seguinte mais 17 foram gravados. O Take 12 foi considerado o melhor, e a música foi completada com overdubs adicionados no final do mês. Ainda passaram mais quatro dias terminando "Power Cut" no Island Studios de 9 a 12 de outubro, adicionando celeste, guitarras elétricas, Mellotron, baixo, bateria e vocais principais e de apoio. Os overdubs incluíram a reprise das melodias de "Hold Me Tight""Lazy Dynamite" e "Hands Of Love".
"There may be a miracle and baby I love you so. Baby I love you so, baby I love you so, baby I love you so!".
Aqui, a gente confere o sensacional medley, e logo abaixo, o álbum inteiro.

Nenhum comentário: