segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

MATÉRIA DA CAPA - THE BEATLES - I'LL FOLLOW THE SUN


“I’ll FollowThe Sun” é a 5ª música do lado 1 do álbum Beatles For Sale, depois de "Rock and Roll Music" e antes de "Mr. Moonlight". É creditada a Lennon e McCartney, mas foi escrita somente por Paul ainda nos tempos da Fortlhin Road em 1959 e acabou guardada.
Beatles For Sale, lançado em 4 de dezembro de 1964, trazia oito faixas compostas por Lennon e McCartney, uma faixa de Chuck Berry (Rock And Roll Music), uma de Leiber e Stoller ("Kansas City"), uma de Little Richard (Hey Hey, Hey - Kansas City), uma de Buddy Holly ("Words Of Love") e duas de Carl Perkins (Honey Don't e Everybody's Trying To Be My Baby), todas gravadas às pressas perto do fim das sessões. "Ainda existem uma ou duas de nossas primeiras músicas que valeria a pena gravar. De tempos em tempos lembramos de algumas das boas que escrevemos no começo, e uma delas, “I’ll FollowThe Sun”, está no LP", disse Paul McCartney à Mersey Beat na época.
Para Steve Turner, escritor e pesquisador, o contraste entre as visões que Lennon e McCartney tinham sobre a vida e o amor não poderia ser maior. Enquanto John normalmente se via como vítima, Paul demonstrava ter controle total de sua vida. Em "If I Fell"John pedia uma promessa de que o amor duraria. Em “I’ll FollowThe Sun”Paul sustenta que essa garantia não é possível. Ele sabe que nuvens negras podem aparecer em seu relacionamento, então decide apenas seguir o sol. Mesmo sendo uma canção um tanto egoísta, por não levar em consideração como a garota abandonada pode encontrar sua própria luz do sol, era um reflexo exato da vida romântica que Paul mantinha com Jane Asher.

“I’ll FollowThe Sun”, foi uma das canções mais doces de Paul, influenciada por Buddy Holly, a quem estava tentando copiar na época. Ele a compôs na sala da frente da Forthlin Road, e lá mesmo ela ficou. Então, em outubro de 1964, quando estavam desesperados por material novo para o álbum, Paul retomou essa antiga criação.
Ele a compôs pouco depois da morte de Buddy Holly, e havia uma onda de interesse por ele, que fez com que quatro singles do músico estourassem na Inglaterra. Em “I’ll FollowThe Sun”, é fácil detectar o efeito disso no jovem Paul McCartneyHolly era uma influência significativa para os Beatles porque, ao contrário de Elvis, escrevia todas as suas canções e tinha uma banda de apoio permanente e identificável. John (que era míope) sentia-se estimulado pelo fato de um cantor que usava óculos poder se tornar um astro do rock, e o nome dos Beatles foi inicialmente inspirado pelos Crickets, de Holly.
“I’ll FollowThe Sun” foi gravada em 18 de outubro de 1964, e lançada na Inglaterra no álbum Beatles For Sale em 4 de dezembro de 1964 e nos Estados Unidos em 15 de dezembro no álbum Beatles '65. Foi gravada no estúdio da EMI e produzida por George Martin tendo Norman Smith como engenheiro. Paul McCartney canta, toca baixo e violão; John Lennon faz backing vocals e toca guitarra; George Harrison toca guitarra e faz o belo solo e Ringo Starr faz percussão. Além deBeatles For Sale” e Beatles '65“I’ll FollowThe Sun” aparece também no álbum On Air – Live At The BBC Volume 2”.

Nenhum comentário: