quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O RÁPIDO SUCESSO DE TOMMY QUICKLY – TIP OF MY TONGUE


No final de 1963, o jovem Tommy Quickly, então com 18 anos e rosto sardento, estava de pé em frente à “Porta da Esperança” dos seus sonhos: foi contratado pelo gerente dos Beatles, Brian Epstein, que espertamente trocou seu nome de Quigley para Quickly. Seu primeiro single, “Tip of My Tongue”, era até uma música de Lennon e McCartney ("Esse é o lixo de Paul, não o meu", disse Lennon mais tarde) e Epstein deu grande apoio. Houve até uma turnê promocional nos EUA para promover o single, mas tudo o que o jovem lançou, falhou. Mas não sem Epstein ter tentado.
Nos 18 meses seguintes, Quickly, que deixara o emprego como instalador de telefone, recebeu uma enorme exposição: ele abriu para os Beatles em três turnês, para Billy J Kramer em duas, outra para Gerry e os Pacemakers, apareceu nos shows de Natal com os Beatles e os Pacemakers, foram lançados cinco singles, e Brian Epstein e Derek Taylor o levaram para Los Angeles para promover “The Wild Side of Life”, mas nada adiantou.
Com a exceção de seu single de curta duração, “Kiss Me Now”, Tommy Quickly falhou em capturar o coração e as mentes, ou as paradas (talvez devido ao material mal escolhido que lhe era dado), e apesar da constante insistência de Epstein, tudo acabou em junho de 64 quando Quickly foi descartado por seu selo Pye. Sete meses depois, ele estava fora do plantel de artistas da NEMS Enterprises de Epstein. Ele se tornou não confiável e andava bebendo demais. Tommy Quickly - talvez jovem demais - foi o fracasso mais caro e notável de Brian Epstein, nada além de uma nota de rodapé no Merseybeat.
"Tip of My Tongue" foi lançada como single por Tommy Quickly apoiado por The Remo Four. Escrita por Paul McCartney e atribuída à parceria Lennon-McCartney, foi uma das poucas músicas que nunca foram oficialmente lançadas pelos Beatles. Vários takes dessa música foram aparentemente gravados em 26 de novembro de 1962 no EMI Studios, embora George Martin não tenha gostado do resultado. Surpreendentemente, embora a versão de Tommy Quickly tenha sido lançada no Reino Unido enquanto a Beatlemania estava decolando, o single foi um fracasso e se mostrou a primeira de uma série de decepções da carreira para do cantor. "Tip of My Tongue" também foi gravada pela banda Badbeats em 1979, apoiado por outra música de Lennon-McCartney, "One and One Is Two". Este single foi o primeiro lançamento para qualquer uma dessas músicas nos EUA.

Nenhum comentário: