sábado, 20 de março de 2010

JOHN LENNON - SOME TIME IN NEW YORK CITY

Some Time in New York City é o terceiro álbum de John Lennon após a separação dos Beatles. É o quinto álbum gravado junto com sua mulher Yoko Ono e foi lançado em 1972.

Ainda em 1971, o presidente americano Richard Nixon, mandou que o FBI abrisse um inquérito para investigar a vida de John Lennon com a intenção de achar meios para deportá-lo dos Estados Unidos.

As gravações do álbum começaram em junho de 1972, o casal Lennon chamou o produtor Phil Spector para ajudá-los. Foram adicionadas ao álbum músicas que John e Yoko gravaram ao vivo. "Cold Turkey" e "Don't Worry Kyoko (Mummy's Only Looking for a Hand in the Snow)" foram gravadas no Lyceum Ballroom em London em 15 de dezembro de 1969, de um show ao vivo para a UNICEF com Eric Clapton, George Harrison e Keith Moon, entre outros. Porém as músicas gravadas junto a Frank Zappa and The Mothers of Invention em Fillmore East em junho de 1971 adiconadas no LP foram deixadas de lado na reedição em cd.

O álbum é o mais politizado de John. A música de abertura é "Woman Is the Nigger of the World" foi o carro-chefe do disco. Mas trouxe uma certa polêmica e foi banida em alguns lugares pelo uso da palavra nigger (negro em português), embora a palavra não tenha um sentido de se referir aos negros afro-americanos. Até hoje, essa música é hino das feministas.

Na música “New York City”, John Lennon parece ter soltado todos os seus bichos. Ninguém escapa das farpadas agudas da sua língua ferina e mordaz! Nem o Papa (na época Paulo VI) foi poupado. Lennon afirma que ele fumava maconha todo dia! Esse álbum, traria ainda muito problemas para Lennon. Que já estava encrencado.

“Attica State” é uma clara crítica ao regime penitenciário daquela prisão contra uma rebelião dos prisioneiros onde 39 foram mortos. “We all mates in Attica State!”

A música "John Sinclair" era um apelo pela libertação do poeta (?) John Sinclair (na verdade, um grande picareta!) após ser condenado a dez anos de prisão por ter dado dois cigarros de maconha a dois oficiais da polícia.

"Sunday Bloody Sunday" e "The Luck of the Irish" eram referentes à Irlanda do Norte. No dia 30 de janeiro de 1972, a polícia matou treze pessoas que participavam de uma passeata católica contra o governo daquele país. O fato ficou conhecido como Domingo Sangrento (Bloody Sunday). Anos mais tarde o grupo U2 faria também uma música com mesmo nome em referência ao fato.

"Angela" em referência a Angela Davis, afro-americana, comunista que fez parte do Partido dos Panteras Negras, foi acusada e condenada por participar do sequestro e assassinato do juiz Harold Haley. É impressionante como eles só se metiam com gente barra-pesada!

As músicas de Yoko também traziam temas diversos. "Sisters O Sisters" com tema feminista, "Born in a Prison" tratava da falta de um sistema educacional, "We're All Water" para celebrar a cultura. Na verdade, este álbum é visto como o início da autoria de músicas por parte de Yoko Ono. Durante seu lançamento, o disco já foi bombardeado de críticas a cerca do experimentalismo “fraco” e sujo, tanto que chegou a figurar a posição de número 42 na Billboard. Mas ficou claro o fracasso comercial do álbum, e John Lennon ficaria sem gravar qualquer música por quase um ano inteiro. Apesar de todas as críticas, este é um dos meus discos preferidos de John. Destaco os rockões “NEW YORK CITY” e “ATTICA STATE”.

Pouco tempo após o lançamento do álbum, John e Yoko fizeram dois shows na cidade de Nova York no Madison Square Garden, o que posteriormente seria lançado em álbum chamado Live in New York City. E é desse show no Garden que você confere o velho guerrilheiro, a mulher e um bando de malucos com a polêmica “COLD TURKEY”. Abração!



E para fazer o DOWNLOAD do discão, clique no link:
http://rapidshare.com/files/365821827/JL_72_STINYC_obaudoedu.blogspot.com.rar.html

Um comentário:

Edu disse...

ENGRAÇADO COMO ISSO NÃO É CENSURADO... AINDA BEM, I LIKE IT!