Os 55 anos do principal ranking da indústria musical norte-americana confirmam a banda britânica como o maior fenômeno do mundo pop.
Por Luiz Prisco. Em 1964, o quarteto de Liverpool conseguia um feito histórico: emplacar cinco músicas no Hot 100 da revista Billboard. “Can’t buy me love”, “Twist and shout”, “She loves you”, “I want to hold your hand” e “Please please me” iniciaram uma trajetória de sucesso que, mesmo cinco décadas depois e após muitos percalços, continua atual. Nunca nenhuma banda/artista conseguiu superar os Beatles no principal ranking de música dos Estados Unidos. Ao completar 55 anos, a principal lista da indústria fonográfica mostra a consagração dos britânicos como a banda mais vendável de todos os tempos. Além de permanecer no topo da lista até hoje, The Beatles é o grupo que mais emplacou hits no primeiro lugar do Hot 100. Foram 20 músicas acima de todo mundo, seguidos por Mariah Carey (18), Michael Jackson (13) e Madonna (12). A atual posição de John Lennon, Paul McCartney, George Harisson e Ringo Starr é ainda mais impressionante ao se lembrar que o grupo se separou há 43 anos. Ao todo, foram 1.278 semanas presentes na lista. A canção “Hey Jude” ficou por nove semanas consecutivas como a mais ouvida dos EUA, seguida da faixa “I want to hold your hand” que se manteve no topo das paradas por sete semanas consecutivas. Um dado que torna a trajetória do grupo ainda mais singular é que os Beatles enfrentaram praticamente todas as transições da indústria fonográfica. Os músicos foram os mais escutados em diversas mídias. Eles começaram a carreira na era do vinil, passaram para o CD e continuam fazendo sucesso no período do comércio eletrônico de música. O êxito das vendas em plataformas digitais demorou para chegar: o catálogo do grupo só foi disponibilizado no iTunes em 2010, por conta de uma divergência entre a gravadora (EMI) e outros representantes dos músicos. Mesmo com a chegada tardia ao novo mercado, em menos de 24 horas de comercialização, os discos do grupo ficaram entre os mais vendidos em nove países. De acordo com estatísticas do portal especializado Statistic brain, o grupo vendeu, apenas na internet, 2,8 milhões de singles e 585 mil discos completos. Logo atrás dos Beatles, está outro ícone da música pop: Madonna. A cantora ocupa a segunda posição no levantamento da revista e também apresenta dados interessantes. Ao todo, foram 38 singles no top 10, durante seus 30 anos de carreira. Em terceiro lugar, está outro importante nome da música inglesa: sir Elton John. Em seguida, aparecem Elvis Presley, Mariah Carey e Stevie Wonder. A sétima colocação do ranking histórico é talvez a mais surpreendente. Janet Jackson aparece uma posição à frente do irmão Michael Jackson — tido como maior nome da música pop e dono do disco mais vendido da história [Thriller). Dos nomes mais atuais, os mais bem colocados são o rapper Usher e a cantora Rihanna, 14° e 15 respectivamente.
7 comentários:
Mais uma prova para mim de como a musica feita por eles sera eterna !!!
NADA. NADA SE COMPARA COM OS BEATLES! QUALQUER OUTRO ÍDOLO POP/ROCK DE QUALQUER ÉPOCA (MESMO ANTES DELES), PERDE FEIO, PERDE SEMPRE.
TODOS OS RECORDES QUE OS BEATLES QUEBRARAM, AINDA VÃO DEMORAR MUITO, MUITO TEMPO PARA SEREM SUPERADOS POR QUEM QUER QUE SEJA, ENTRE MORTOS E VIVOS. TOPS DOS TOPS. NÃO DÃO NEM PRO CHEIRO!!! E pronto final!
Os Ramones é melhor do que o Beatles!
AHAM! É MESMO...
Sim Edu,os Beatles sao eternos,tem gente que nao gosta ,problema deles eu adoro.
O interessante é que eles concorriam com si mesmos. Note que uma música só saía do primeiro lugar quando eles lançavam uma nova.Ou seja,podemos crer que caso aguardassem mais um pouquinho, cada sucesso duraria bem mais tempo no 1º lugar! Danou-se!
PS: E logo atrás dos Ramones vem o Menudo!
Adoro rankings, quando surgem as listas da melhore músicas, melhores bandas e etc, corro logo pra ver. E quando se é fã dos beatles é fácil, porque sempre lidera, embora discorde de algumas coisas. O interessante desse post é que o disco mais vendidos deles (peppers) não teve nenhuma música em primeiro lugar nas rádios, aliás, mal tocou nas rádios. E o disco 1, lançado 30 anos depois do fim do grupo é o disco mais vendido da década de 2000, precisa de mais alguma coisa? E pensar que musicas como Blackbird, here comes the sun, e tantos outros clássicos não estão nessa lista dos primeiros colocados.
Postar um comentário