"Birthday" é a música de abertura da segunda metade do álbum The Beatles, ou "Álbum Branco", de 1968, que este ano, em novembro, completa 50 anos. Composta por Paul McCartney, creditada a Lennon e McCartney, teria surgido de uma jam no estúdio e marca o retorno dos Beatles à tradicional forma do rock and roll, apesar de suas composições terem aumentado em complexidade e terem desenvolvido características próprias e originais nesse ponto. Paul tocou a melodia básica ao piano, cujo início era baseado na introdução de "Just A Little Bit" de Rosco Gordon de 1960. John Lennon diz que McCartney estava pensando em "Happy, Happy Birthday", um hit de 1957, de Tuneweavers, mas queria produzir algo contemporâneo e rock'n'roll. Depois, George, John e Ringo acrescentaram os acompanhamentos.
Durante a noite, os quatro fizeram uma pausa e foram para a casa de Paul em Cavendish assistir à estreia na televisão de “The Girl Can’t Help It” de 1956, que iria passar pela primeira vez na BBC de Londres no horário nobre, estrelado por Jayne Mansfield e com músicas de Fats Domino, Gene Vincent, The Treniers, The Platters, Little Richard e Eddie Cochran. Chris Thomas, o co-produtor do disco, disse: "Eu tinha avisado Paul uns 2 dias antes sobre a exibição do filme, então a ideia era fazer uma pausa, ir para a casa de Paul em Cavendish Avenue assistir ao filme e depois voltar ao trabalho”. De volta ao estúdio, todos empolgados pela energia transmitida pelo filme, terminaram a música inteira. Compuseram, ensaiaram e gravaram, tudo feito em um dia. “Você diz que é o seu aniversário, bem, é meu aniversário também. Vamos passar um tempo legal, estou feliz que é seu aniversário. Sim, nós vamos para uma festa. Eu gostaria de dançar, me dê essa chance”. Sobre a letra, McCartney disse o seguinte: "Aquilo foi meio a meio, John e eu, fazendo a canção e gravando tudo na mesma noite. Eu não me lembro de ser o aniversário de ninguém em particular, mas vendo por outro lado é uma música que se refere a tradições como o Natal ou aniversários, isso traz vida à canção, será ótima porque as pessoas vão colocar para tocar em festas e cantar em aniversários e é boa para dançar”. E doze anos depois, John Lennon disse: "Paul queria escrever algo sobre aniversários, então ele fez a dele. É uma porcaria, mas tem um som interessante: colocamos o piano num amplificador de guitarra e um efeito tremolo, o que acho que foi a primeira vez que fizemos". Birthday é um dos melhores e mais poderosos rocks criados pelos Beatles e contém uma das melhores performances vocais de McCartney no Álbum Branco. Asolutamente genial!
9 comentários:
Genial é vc Edu! Obrigado por todas essas postagens maravilhosas e todas essas capas incríveis que faz e parabéns! Pelo seu talento e pelo seu aniversário! Aliás, nem precisou dizer que era seu aniversário, rsrsr.
Parabéns, Edu!! Felicidades!!
Rsrsrs...thank you girls!
Eduardo, parabéns! Muita saúde e muitas alegrias!
Meu caro Edu...muita energia e luz no seu caminho...parabéns...abração...Yeah! Yeah!
Eitaaaaa meu abraço vai atrasado, mas com carinho igual!
Obrigado, negada!
Parabéns ,saúde e sucesso.Parabéns pelo Bau também,não perco uma postagem
Obrigadão, amigos. Valeu!
Postar um comentário