domingo, 24 de novembro de 2019

THE BEATLES – MICHELLE, MA BELLE**********



“Michelle ma belle, these are words that go together well , my michelle...”. Assim são os primeiros versos de "Michelle". Na segunda estrofe, ele diz quase a mesma coisa, só que em francês – “Michelle ma belle, sont les mots qui vont tres bien ensemble, très bien ensemble...” (Michelle minha bela, são palavras que ficam muito bem juntas, muito bem juntas).
"Michelle" é a última música do lado 1 do fantástico Rubber Soul, lançado pelos Beatles, no dia 3 de dezembro de 1965. Foi composta por Paul McCartney com contribuições de John Lennon. É cantada por Paul e possui alguns poucos versos em francês. McCartney tinha a melodia da estrofe desde os tempos de colégio. Nas festas da Faculdade de Artes que John Lennon cursava, McCartney frequentava e costumava participar. Havia uma brincadeira de cantar uma música imitando o sotaque francês, na qual Paul participava para ver se obtinha mais sucesso entre as garotas. Na época das gravações de Rubber Soul, John Lennon lembrou da canção e sugeriu a Paul fazer a letra.
“Gostei do som das palavras em francês, e tinha um amigo cuja mulher ensinava francês. Estávamos todos juntos, mostrei a ela o que tinha da letra e perguntei o que eu poderia usar em fran­cês. Combinamos bem as pa­lavras. A causa principal foi que eu sempre achei que a música tinha alguma coisa de francesa. E na verdade não sei falar francês, além des­sas palavras”Paul McCartney.
Após sua inclusão em Rubber Soul, "Michelle" foi lançada como single (a maioria com "Girl" do lado B) em vários países europeus e na Nova Zelândia, e em um EP na França, no início de 1966. Todos com enorme sucesso. Foi Hit Número 1 dos Beatles na Bélgica, França, Noruega, Holanda e Nova Zelândia, enquanto gravações simultâneas da música de David, Jonathan e Overlanders tiveram o mesmo sucesso no Canadá e na Grã-Bretanha"Michelle" ganhou o Grammy de Canção do Ano e, desde então, tornou-se uma das músicas mais frequentemente regravadas dos Beatles.
Como já foi dito,"Michelle" vem dos tempos de Liverpool. Era uma época em que a vida intelectual parisiense estava na moda entre os estudantes de arte, e a boemia era sinalizada por boinas, barbas e cigarros Gitanes.
"Naqueles dias, as pessoas apontavam para você na rua em Liverpool se você tivesse barba", relembra Rod Murray, que dividiu um apartamento com John Lennon e Stuart Sutcliffe. "Se você usasse boina, era chamado de beatnik. Nós gostávamos de Juliette Greco, e todo mundo fantasiava com Brigitte Bardot. Em uma dessas festas, um estudante de cavanhaque e camiseta lis­trada estava debruçado sobre seu violão cantando o que parecia ser uma música francesa. Pouco depois, Paul começou a fazer uma imi­tação cômica para divertir os amigos. Continuou sendo uma música de festa, com nada além de alguns gemidos ao estilo Charles Aznavour como acompanhamento, até que, em 1965, John sugeriu que Paul escrevesse uma letra de verdade e a incluísse no álbum".
Steve Turner - o pesquisador - conta em seu livro: "A apresentadora de rádio Muriel Young, que trabalhava na Rádio Luxemburg, lembra que Paul a visitou em sua casa em Portugal. Isso aconteceu em setembro de 1965, quando os Beatles tiraram férias, entre a turnê americana, que terminou em 31 de agosto, e o novo álbum, cuja gravação deveria começar em 12 de outubro. "Ele estava sentado no nosso sofá, tentando encontrar as palavras certas. Ainda não era 'Michelle, ma belle'. Ele estava cantando 'Goodnight sweetheart' e depois 'Hello my dear', procurando algo que se encaixasse no ritmo. Paul acabou optando pelo clima francês e incorporou um nome francês e algumas palavras francesas. Então ele falou com Jan Vaughan, que era professora de francês".
Quando McCartney tocou a música para Lennon, ele sugeriu a parte do "I love you, i love you, i love you" , especificando que a ênfase deveria recair sobre a palavra "love" toda vez. A partir daí, veio todo o resto. Em termos instrumentais, Paul também foi inspirado pelo dedilhado de Chet Atkins.
"Michelle" foi gravada no dia 3 de novembro de 1965 nos estúdios da EMI em Abbey Road. Os Beatles gravaram a faixa rítmica em uma única tomada, usando todas as quatro faixas disponíveis nas máquinas de fita do estúdio. Mais tarde, no mesmo dia, fizeram overdubs de guitarras extras e seus vocais principais e de harmonia. Assim como todo o álbum, "Michelle" foi produzida por George Martin tendo Norman Smith como engenheiro de som. Paul McCartney faz o vocal principal, toca baixo e violão; John Lennon faz backing vocals e toca violão; George Harrison - faz backing vocals, toca guitarra e violão de 12 cordas e Ringo Starr toca sua bateria. Além de Rubber Soul, "Michelle" aparece nos álbuns (coletâneas) “A Collection of Beatles Oldies” (1966), “1962–1966 - Álbum Vermelho” (1973), “Love Songs” (1977) e “The Beatles Ballads” (1980); além de aparecer também nos álbuns ao vivo de Paul McCartney “Paul Is Live” (1993) e “Back In The World” (2003).
Paul McCartney tocou "Michelle" durante sua turnê mundial em 1993. Isso raramente aconteceu desde então, mas a incluiu em uma performance de 2009 em Washington, DC, em homenagem a Michelle Obama, a primeira-dama americana, e tocou na maioria (se não todas) de suas apresentações na França ou outros países de língua francesa. Em 2 de junho de 2010, depois de receber o Gershwin Prize for Popular Song do presidente Barack Obama em uma cerimônia na Casa Branca, Paul tocou a música para Michelle Obama, que cantou junto de seu assento. McCartney brincou: "Eu poderia ser o primeiro homem a ser agredido por um presidente". Michelle Obama teria dito a outros mais tarde que "nunca poderia imaginar, crescendo como uma garota afro-americana no lado sul de Chicago, que algum dia um Beatle cantaria "Michelle" para ela como primeira-dama dos Estados Unidos". Sem dúvidas, um final bem apropriado.

A próxima de Rubber Soul, é a faixa que abre o lado 2 do LP, "What Goes On", cantada por Ringo e estranhamente creditada a 'Lennon - McCartney - Starkey'. Valeu. Até lá.

Um comentário:

roque22 disse...

Adoro esta canção. Foi uma das primeiras musicas que escutei dos Beatles, ainda nos anos 60's.