quinta-feira, 7 de novembro de 2019

THE BEATLES - NORWEGIAN WOOD (This Bird Has Flown)*****************************


Como bem disse o amigo Márcio na postagem de Drive My Car, o crescimento dos Beatles a cada álbum é um caso para estudo. A bela canção com levada folk "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)" é a segunda música de “Rubber Soul”, o incrível sexto álbum dos Beatles lançado em 3 de dezembro de 1965. Foi escrita principalmente por John Lennon com grandes colaborações de Paul McCartney.

Influenciada pelas letras introspectivas de Bob Dylan, "Norwegian Wood” é considerada um marco no desenvolvimento dos Beatles como compositores. A faixa apresenta pela primeira vez em uma música pop ocidental, a cítara – exótico instrumento de cordas indiano - tocada por George Harrison. "Norwegian Wood” quando lançada como single na Austrália  em 1966, chegou ao número 1, juntamente com "Nowhere Man".
Lennon escreveu a música como um relato velado de um caso extraconjugal que ele teve em Londres. Ao gravar a faixa, os Beatles adicionaram uma cítara depois de George Harrison se interessar pelo som exótico do instrumento durante as filmagens de Help! "Norwegian Wood" foi influente no desenvolvimento da raga no rock psicodélico. Também ajudou a elevar Ravi Shankar e a música clássica indiana à popularidade popular no Ocidente. Muitos outros artistas de rock e pop, incluindo os Byrds, Rolling Stones e Donovan, começaram a integrar elementos do gênero em sua abordagem musical. "Norwegian Wood" também é reconhecida como uma peça fundamental na evolução da música mundial.
Embora Lennon fosse conhecido como o Beatle casado, não era feliz no casamento. Nem fiel. Ele se divertiu com groupies em camarins, admitiu ter sido fotografado de quatro na porta de um bordel holandês e confessou para Cynthia em 1968 que tivera inúmeros casos. "Norwcgun Wood” foi sobre um deles. Em linguagem que depois os Beatles descrevem como “macarrônica”, a canção detalha uma cena de sedução em que a mulher parece estar no controle.
No início da letra, o cantor se vangloria por ter ‘pegado’ uma garota, mas logo se corrige, dizendo que foi ela quem o ‘pegou’. Ela o leva para o apartamento e o distrai com os móveis feitos de madeira norueguesa barata (que era moda na época). Depois de conversar e beber até as duas da manhã, ela avisa que é hora de dormir. Na canção, ele pede licença e vai passar a noite no banheiro; na realidade, a história teve um final diferente, pois a canção descrevia um ato de infidelidade, ‘sem que minha esposa soubesse, eu me referia a um caso'. Pete Shotton, amigo de Lennon, afirmou cerca vez que a tal mulher era uma jornalista próxima, então todo mundo supôs que se tratava de Maureen Cleave. Contudo, Maureen nunca teve nada com Lennon e a candidata mais provável foi revelada por Philip Norman em sua biografia de John Lennon "The Life" como sendo Sonnhild ‘Sonnie’ Freeman, então esposa do fotógrafo Robert Freeman (autor da foto da capa do With The Beatles), cujo apartamento revestido em madeira ficava embaixo de onde Lennon morava com Cynthia em South Kensington.
John Lennon começou a trabalhar em “Norwegran Wood em fevereiro de 1965 enquanto esquiava em St. Moritz, na Suíça, com Cynthia, George Martin e a futura esposa do produtor, Judy. Mas dali só saíram a melodia básica e os primeiros versos. “Norwegian Wood’ começou com uma levada de guitarra’, explicou ele a Michael Lydon em 1966. "Eu estava tocando quando me ocorreu. Mas não andou e quase desisti de escrever”. Ele pediu ajuda a Paul McCartney, que sugeriu uma história sobre uma garota que enrola um cara, então ele acaba ateando fogo no apartamento dela para se vingar. McCartney via a canção como uma fantasia. Achava que a madeira norueguesa do título fora sugerida pela decoração do quarto de Peter Asher na Wimpole Street, mas é quase certo que se refira ao revestimento de madeira do apartamento dos Freeman em Emperor’s Gate e ao hábito de Sonnie Freeman de dizer que era norueguesa, e não alemã. Ela certamente encarou a letra como uma descrição obliqua do caso que mantinham.
"Norwegian Wood" foi gravada entre os dias 12 e 21 de outubro de 1965. Foi produzida por George Martin que teve como engenheiro de som Norman Smith. John Lennon canta e toca violão; Paul McCartney toca baixo e faz vocais de harmonia; George Harrison toca a cítara e uma guitarra de 12 cordas e Ringo faz a percussão.

Em seu livro “This Bird Has Flown” sobre a era Rubber Soul, com o subtítulo ‘A beleza duradoura da alma de borracha’, John Kruth se refere a "Norwegian Wood" como um tipo de música que "transportou os fãs dos Beatles para o norte até as florestas da Escandinávia desde a primeira audição". O crítico de música Kenneth Womack admira como a música "reinterpreta um tema familiar, neste caso a perda de 'amor', proporcionando segurança aos ouvintes, ainda que desafiadora". Para Allen Evans, do NME, "Norwegian Wood” era apenas “uma diversão folk de John”, e o som da cítara de George foi identificado incorretamente como “acordes de guitarra com uma sononoridade árabe”. É mole? No entanto, o KRLA Beat disse que "Norwegian Wood” era um trabalho "inacreditavelmente sensacional", no qual os Beatles estavam mais uma vez estabelecendo tendências neste mundo pop.

É isso aí. Plastic soul man, plastic soulGostou? Faça seu comentário e fique de olho: a próxima do Rubber Soul é "You Won't See Me"Imperdível!

5 comentários:

Dani disse...

Diversão folk de John, guitarra árabe..Era tudo muito novo, diferente de tudo o que havia na época. Os críticos não estavam preparados.

Dani disse...

Robert Freeman, o fotógrafo, morreu há uns três dias

Edu disse...

Essa garota é papo firme!

marcao disse...

Esse Edu é bom demais...!(quem escreve isso sou eu, Marcos, born August, 21 1952.

Anônimo disse...

Excelente texto: completo de informações. Era o que eu estava procurando para fazer uma postagem sobre essa história 👏👏