terça-feira, 12 de novembro de 2019

MOMENTO ANOS 90 - SOUL ASYLUM - RUNAWAY TRAIN***


Essa bandinha já tinha aparecido aqui em 2014 e volta agora atendendo ao pedido da amiga Elisângela Brito. Um abração especial para meu amigo Márcio Meirelles. Valeu!
O Soul Asylum é uma banda de rock americana formada em Minneapolis em 1983. A formação original incliuia Dan Murphy, Dave Pirner, Karl Mueller e Pat Morley. Gravaram três discos pela gravadora Twin/Tone Records e dois com a A&M Records, sem muito sucesso. Porém, em 1992 lançaram o álbum que chegou à platina, Grave Dancers Union, que também ganhou um Grammy Award pelo single "Runaway Train" que se tornou um sucesso mundial. Em meados de 1993, alcançou o # 5 na Billboard Hot 100, o # 2 no mainstream dos EUA entre os 40 principais e # 1 na parada de singles canadense. Foi certificado como ouro pela RIAA e vendeu 600.000 cópias nos Estados Unidos. Em todo o mundo, a música foi altamente bem-sucedida, alcançando o número dois na Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Suíça e chegando ao Top Five de vários outros países europeus.
O Soul Asylum também conseguiu mais um disco platina com o álbum Let Your Dim Light Shine três anos mais tarde. Em 2004, Karl Mueller foi diagnosticado com um câncer na garganta, o que levou a banda a realizar um concerto beneficente e um ano depois, ele morreu. Mas até o final de 2007 o Soul Asylum contiunou a realizar concertos. Uma curiosidade: Esse carinha com pose de jovenzinho grunge rebelde/deprê é Dave Pirner, o vocalista da banda – está com 55 anos) - juntamente com Dave Grohl (Nirvana), Mike Mills (R.E.M.), Thurston Moore (Sonic Youth) e Greg Dulli (Afghan Whigs) formaram “The Backbeat Band” – banda responsável pela trilha sonora do filme "Backbeat - Os 5 rapazes de Liverpool" que conta a história dos primeiros anos dos Beatles em Hamburgo.

4 comentários:

Edu disse...

Isso tocou muuuito!

Unknown disse...

Como procurei por essa banda!a comheci nos anos 90 no rádio! Demais!

Anônimo disse...

Procurei por demais! A ouvia muito em 1993. Agora de tanto caçar achei sinceramente é um misto de saudade nostalgia felicidade e lágrimas!

Edu disse...

Anônimo: É melhor começar a assinar para seus comentários serem publicados. Ok?