sexta-feira, 29 de novembro de 2019

JOHN LENNON – UMA CARTA PARA STUART SUTCLIFFE – 1961 – SENSACIONAL!*****


Desde que foi lançado aqui no Brasil em 2012, o livrão “AS CARTAS DE JOHN LENNON” de Hunter Davies, já apareceu por aqui incontáveis vezes. Desta vez, ele volta para  a gente conferir uma carta que o genial John Lennon escreveu para Stu Sutcliffe em algum momento de 1961. Como essa carta será citada na matéria sobre “In My Life”, imaginei que valeria a pena. Enjoy!
No final da segunda passagem por Hamburgo, Stu resolveu sair dos Beatles e ficar na cidade, pois estava apaixonado por Astrid Kirchherr, estu­dante de arte de Hamburgo. Nascido em Edimburgo em 23 de junho de 1940, Stu Sutcliffe foi considerado o aluno mais talentoso da Faculdade de Arte de Liverpool. Ganhou um prêmio de 60 libras na exposição anual John Moores, realiza­da na Galeria Walker, em Liverpool. John o convenceu a gastar o dinheiro em um baixo, apesar de Stu não saber tocar. Mas ele aprendeu e se juntou aos Beatles na miniturnê pela Escócia em maio de 1960, e em seguida nas duas primeiras viagens deles a Hamburgo. Stu teve grande influência no estilo dos Beatles; nas roupas, no corte de cabelo e no modo de pensar. John tinha um misto de admiração e temor por Stu e seu conhecimento sobre livros, pintura e filosofia. Stu era mais introvertido, sério e intenso do que John, o mais dominante dos dois. Foi tanto Stu quanto John que primeiro chamaram a atenção dos estudantes de arte de Hamburgo, entre eles Klaus Voormann e Jürgen Vollmer, bem como Astrid Kirchherr. Em algum momento do verão de 1961, depois de os quatro Beatles terem voltado para Liverpool, John escreveu uma carta a Stu, já compro­metido com Astrid e morando em Hamburgo.
A carta começa com 19 linhas escritas em verso e em seguida vagueia por todo lado. Ocupa quatro folhas de papel pautado grande, a maioria delas decorada com pequenos desenhos e garatujas. Algumas das palavras de John são difíceis de decifrar atualmente. John e Stu se escreviam com frequência - e algumas das cartas digressivas de Stu para John estendem-se por até 30 páginas. De vez em quando Stu fingia ser Jesus ao escrever, por isso John respondeu como João Batista. Em certo sentido, eles realmente estavam falando sozinhos, geralmente reclamando do mundo. John tinha 20 anos na época e mostrava sinais de certa angústia e tormento, normalmente bem escondidos atrás de sua face externa extrovertida, aparatosa, agressiva. Ainda não se sabe o que aconteceu com todas as cartas de John para Stu, nem onde se encontram. Essa carta de John na verdade nunca foi en­viada, mas por algum motivo ele a guardou. Depois a deu a mim - e agora está na sala de manuscritos da Biblioteca Britânica.

Nenhum comentário: