sexta-feira, 15 de abril de 2022

ROBERTO CARLOS - JESUS CRISTO - 1970 ✝✝✝✝✝✫✫✫✫✫


"Jesus Cristo" é uma canção de Roberto Carlos lançada em 1971 como o terceiro single do álbum Roberto Carlos (às vezes conhecido como 'Ana' ou 'Jesus Cristo'), de 1970. Foi a primeira música de cunho religioso lançada pelo cantor em sua carreira e se constituiu em um de seus maiores sucessos, sendo lançada internacionalmente como single. Apesar de só ter recebido lançamento em EP em 1971, "Jesus Cristo" se tornou um grande sucesso já quando do lançamento do álbum, em dezembro de 1970, de modo que, apesar do lançamento tardio em 1970, foi a terceira canção mais ouvida do ano. Dado este êxito, foi lançada em outros países, e decidiu-se por gravar versões em espanhol e italiano para a edição do single em locais onde a versão em português não seria bem aceita. Os lançamentos ocorreram a partir de agosto de 1971, tendo sido lançada em Portugal e na França a versão em português; na Itália e nos Países Baixos, foi lançada a versão em italiano; e na Alemanha e na América Latina foi lançada a versão em espanhol. Na Bolívia, porém, a versão lançada foi a em português.
"Jesus Cristo" foi a primeira canção explicitamente religiosa gravada por Roberto Carlos. Foi numa tarde de sábado, no verão de 1969, que Roberto Carlos começou a compor "Jesus Cristo", faixa do seu álbum lançado no ano seguinte. O cantor estava em Cascavel, interior do Paraná. Ele ficou hospedado no último andar de um hotel em frente à praça principal da cidade. No fim daquela tarde Roberto Carlos abriu a janela e se deparou com um lindo pôr do sol. Foi sob o impacto do belo crepúsculo que o cantor teve a inspiração. Ele olhava o sol, as nuvens e a multidão gritando seu nome. Então criou a primeira estrofe: “Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando / olho pra terra e vejo uma multidão que vai caminhando...”

3 comentários:

Edu disse...

Esse disco, RC 1970 é bom demais! Além de ‘Jesus Cristo’ tem ainda ‘Ana”, ‘O Astronauta’, ‘Uma Palavra Amiga’, ‘Meu Pequeno Cachoeiro’, ‘120... 150... 200 KM Por Hora’, ‘Maior Que O Meu Amor’, entre outras. Na minha opinião, essa é a melhor fase de RC. Os dois álbuns seguintes RC 1971, e RC 1972 também são muito bons com sucessos como ‘Detalhes’, ‘Traumas’, ‘Todos Estão Surdos’, ‘I Love You’, ‘A Janela’, ‘A Distância’, etc...

Dani disse...

Melhor fase mesmo, antes dele ficar "global" demais :)

roque22 disse...

Concordo com o Edu. Realmente os discos 70, 71 e 72 são muitos bons. Até o disco de 76, RC esteve bem; a partir daí....