sexta-feira, 15 de abril de 2022

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES - 1937✯✯✯✯✯


Uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões -  Mestre, Zangado, Feliz, Soneca, Dengoso, Atchim e Dunga, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar. Quem nunca ouviu essa história?
Snow White and the Seven Dwarfs - Branca de Neve e os Sete Anões é um filme estadunidense de animação, dos gêneros musical, romance e aventura lançado em 1937. Foi o primeiro longa-metragem de animação da Disney e é baseado no conto de fadas "Branca de Neve", dos Irmãos Grimm. A história foi adaptada por Dorothy Ann Blank, Richard Creedon, Merrill De Maris, Otto Englander, Earl Hurd, Dick Rickard, Ted Sears e Webb Smith. David Hand foi o diretor supervisor, enquanto William Cottrell, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen dirigiram sequências individuais do filme. Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro longa-metragem de animação produzido nos Estados Unidos, o primeiro totalmente a cores no mundo, o primeiro a ser produzido por Walt Disney e o primeiro filme dos considerados Clássicos Disney.
Branca de Neve e os Sete Anões estreou no Carthay Circle Theatre em 21 de dezembro de 1937, seguido pelo seu lançamento nacional em 4 de fevereiro de 1938, e arrecadou 8 milhões de dólares em bilheterias ao redor do mundo. Na época, foi brevemente a maior bilheteria de um filme sonoro. A popularidade de Branca de Neve levou-o a ser relançado nos cinemas várias vezes nas décadas seguintes, até seu lançamento em home video nos anos 90. No 11º Oscar, Walt Disney recebeu um Óscar honorário e a animação foi indicada ao Oscar de melhor trilha sonora. Branca de Neve foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso em 1989 por ser "culturalmente, historicamente e esteticamente importante". Foi classificado na lista dos melhores filmes estadunidenses segundo o American Film Institute, que também o nomeou como o maior filme de animação americana de todos os tempos em 2008. Branca de Neve e os sete anões teve um enorme impacto cultural, resultando em atrações nos parques temáticos da Disney, videogames, livros e marcando o início das animações nos cinemas.

O álbum com a trilha sonora do filme original de 1937, foi a primeira trilha sonora a ser comercializada. Foi lançado em janeiro de 1938 com canções do filme e desde então, foi expandida e relançada diversas vezes. As músicas foram compostas por Frank Churchill e Larry Morey. Paul Smith e Leigh Harline compuseram a trilha de música incidental. As canções conhecidas de Branca de Neve e os Sete Anões incluem "Heigh-Ho", "Someday My Prince Will Come", "Whistle While You Work" e "I'm Wishing". Como Disney ainda não tinha a sua companhia de publicação de músicas até então, os direitos de publicação para as músicas e as canções foram administradas pela Bourne Co. Music Publishers, que continua a manter estes direitos. Branca de Neve tornou-se o primeiro filme americano a ter um álbum de trilha sonora lançado em conjunto com o longa-metragem. Antes de Branca de Neve e os Sete Anões, uma gravação da trilha sonora de um filme era inédito e de pouco valor para os estúdios de cinema.

“Branca de Neve e os Sete Anões” foi imediatamente saudado como uma obra-prima. Continua sendo a principal jóia da coroa da Disney e, embora as receitas modernas infladas tenham permitido que outros títulos o superassem em dólares, é provável que mais pessoas o tenham visto do que qualquer outro. A palavra gênio é facilmente usada e tem sido banalizada, mas quando é usada para descrever Walt Disney, parece até pouca. Ele concebeu este filme, em toda a sua extensão, estilo revolucionário e invenção, quando não havia outro como ele - e que, de uma forma ou de outra, todo filme de animação feito desde então deve algo a ele.

Nenhum comentário: