domingo, 8 de maio de 2022

THE BEATLES - With Love FROM ME TO YOU - SENSACIONAL!✶✶✶✶✶


O terceiro single dos Beatles“From Me To You”, foi lançado logo depois do álbum Please Please Me. Foi composto por John e Paul em 28 de fevereiro de 1963, numa viagem entre York e Shrewsbury, no que ainda era anunciado como a turnê de Helen Shapiro. Lennon e McCartney queriam ter algumas músicas novas prontas para desconcertar o mundo da música pop londrina, que os menosprezava como um sucesso repentino que tinha vindo do nada e logo desapareceria. Tsc, tsc.

Quando se sentaram lado a lado, tocando os violões, procurando um verso ou título cativante para começar, a inspiração veio da coluna de cartas “From You to Us”, do New Musical Express, que estavam lendo. A matéria principal daquela semana, sobre Cliff Richard e Elvis, perguntava se Richard estava superando Elvis.

O pesquisador e escritor Hunter Davies disse o seguinte: "Considerando a velocidade com que foi feita, “From Me To You” era bem elaborada e tinha certo desenvolvimento - o que poucas de suas primeiras músicas apresentavam. Tendo se decidido pela ideia de algo que vai de mim para você, eles passaram a listar as possibilidades: um coração que é verdadeiro, braços para abraçá-la, lábios para beijá-la, tudo o que você realmente quer e que ele vai mandar, “de mim para você”. Quando foram gravá-la, George Martin fez John usar a gaita de novo e Paul lançou alguns falsetes, só para empolgar as garotas. Paul se lembra de ter ficado muito contente com a música, sentindo que mostrava um avanço, com começo, meio e fim - sinal de que estavam melhorando.

Mas os críticos da época não se impressionaram: O New Musical Express considerou-a “abaixo da média”. John ficou furioso e, ao mesmo tempo, decidido a se esforçar mais. Com “From Me To You”, lançada como single na esteira do sucesso de "Please Please Me" e segundo Número 1 dos Beatles nas paradas britânicas, eles começaram a provar que tinham talento tanto como cantores e instrumentistas quanto como compositores. O vocal é feito a duas vozes por John e Paul, com George entrando com a terceira voz nos refrões.
O single foi o primeiro número 1 dos Beatles em algumas paradas do Reino Unido, o segundo em outras, mas não conseguiu causar impacto nos Estados Unidos na época de seu lançamento inicial. No entanto, uma versão cover de 1963 lançada por Del Shannon resultou na música se tornando a primeira música de Lennon e McCartney a entrar na Parada Pop Americana.

Durante a turnê de Helen Shapiro, eles pediram a opinião da cantora: “Eles me pediram para ouvir duas músicas que tinham feito. Paul sentou ao piano, John ficou ao meu lado, e eles cantaram "From Me To You" e “Thank You Girl”. Disseram que já tinham uma ideia de qual era a favorita, mas não tinham tomado a decisão final, então queriam a minha opinião sobre qual seria o melhor “lado A”. Eu escolhi "From Me To You, e eles disseram: “Ótimo! Foi dessa que gostamos mais!".

Os Beatles gravaram “From Me To You” no dia 5 de março de 1963 no estúdio da EMI em Abbey Road (apenas cinco dias após a composição da música), e lançaram no dia 11 de abril no Reino Unido e 27 de maio nos Estados Unidos, tendo Thank You Girl como lado B. Foi produzida por George Martin e teve Norman Smith como engenheiro. A faixa básica foi gravada em sete tomadas. Os Beatles então adicionaram uma série de overdubs, incluindo a gaita, o solo de guitarra e as harmonias de introdução. Curiosamente, a gaita que abre o single inglês é diferente das versões lançadas em outros países. Martin disse sobre a música: “Eu pedi a eles outra música tão boa quanto “Please Please Me”, e eles me trouxeram uma - 'From Me To You'. Parecia haver um poço sem fundo de canções"Os Beatles estão com seus instrumentos habituais: John Lennon canta, toca violão e gaita; Paul McCartney canta e toca baixo; George Harrison faz backing vocals e toca guitarra e Ringo Starr toca sua bateria. “From Me To You” aparece nos álbuns: A Collection of Beatles Oldies; 1963/1966Past Masters; 1; Anthology 1 e On Air - Live At The BBC Volume 2.

2 comentários:

Dani disse...

Sensacional!! Até meu humor, que não anda bom, melhorou uns 200 por cento só de ouvir essa música:)

roque22 disse...

Tão Simples....Grudenta...Espetacular!